João Pessoa 24.13 nublado Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 25.11 céu limpo Teresina 22.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Escola da zona rural no interior do Ceará se tornou uma das 10 melhores do país
5 de janeiro de 2025 / 15:05
Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Todo ano é sempre um novo desafio para quem trabalha na área da educação. Isso porque a aprendizagem é construída aos poucos e em um “trabalho de formiguinha” que move dezenas e até centenas de pessoas em uma mesma escola.

E dessa rotina a equipe da escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Francisco Ferreira Santiago, localizada no distrito de Otavilândia, na cidade de Pires Ferreira, entende. A instituição teve bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, divulgado em agosto de 2024.

A escola foi destaque tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais e figura como uma das dez melhores instituições do Brasil:

  • Ficou em 1° na lista de melhores escolas nos anos finais do ensino fundamental, com nota 9,3
  • Ficou em 8° no ranking de escolas nota 10 nos anos iniciais do ensino fundamental

A Francisco Ferreira Santiago não é a única que se destaca na cidade. Outra instituição, a EEMTI Alzira Maria de Araújo, marcou presença no ranking, com 9° lugar nos anos iniciais e 6° nos anos finais.

A secretária de Educação do município, Rosa Matias, conta que os resultados são fruto de mais de dez anos de trabalho para fortalecer a educação de Pires Ferreira. E uma política pública fez a diferença no curso dessa história: a implementação, em 2007, do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), do Governo do Estado.

“A gente já vem se preparando no fundamental, tanto nos anos iniciais como nos anos finais, mas sem deixar o nosso olhar para a educação infantil, para a primeira infância. Porque você sabe que um prédio, uma casa, só é sustentado se tiver um bom alicerce. Então, a educação infantil é o alicerce de toda a educação. Ela tem que ser bem preparada, bem cuidada, porque dali vai sair os anos iniciais e finais”, comentou a gestora.

De acordo com a secretaria, o sucesso do município se dá por vários fatores. Alguns deles são:

  • cuidado com a educação infantil;
  • olhar para a criança também fora da sala de aula;
  • acompanhamento individualizado para alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem;
  • recomposição de aprendizagem (entenda mais abaixo);
  • foco em Português e Matemática;
  • olhar para a família e para o que acontece no entorno da/do estudante.

Tudo isso compõe o que a secretária chama de “olhar de rede”:

“Duas escolas foram premiadas. Não é um trabalho de uma escola isolada, é um trabalho de rede. O mesmo trabalho que a escola da zona rural faz, a escola da zona urbana também faz. É um trabalho feito com formações, com feedback, com preparação do docente, da gestão, desde o porteiro, a merendeira, o auxiliar. Todos são educadores. Quem está na escola está para receber o aluno. Todos têm que ter esse olhar para o aluno”.

A escola Francisco Ferreira Santiago fica em um distrito da cidade de Pires Ferreira, a cerca de 20 quilômetros da sede. Para se ter uma ideia, Pires Ferreira aparece com uma população de 10.606 no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município está localizado na microrregião de Ipu e fica a cerca de 285 quilômetros de Fortaleza.

Na escola, estudam 105 crianças – divididas entre educação infantil, anos iniciais e finais. São 15 professores efetivos e cinco auxiliares.

Ao todo, o estado do Ceará teve 15 escolas com o maior Ideb. Em seguida, estão Alagoas, com cinco, e Pernambuco, com uma.