
O Ensino Médio Salesiano está implementando uma nova metodologia que visa aprimorar os resultados educacionais sem abrir mão de sua essência. Desde a imposição de restrições ao uso de celulares nas salas de aula, as escolas brasileiras têm notado efeitos positivos, como um ambiente mais lúdico, maior interação entre os alunos e uma redução na ansiedade. Contudo, a proteção da saúde mental em um mundo cada vez mais conectado continua a ser um desafio.
De acordo com o relatório anual da fundação KidsRights, divulgado em junho, a saúde mental de crianças e adolescentes globalmente atingiu níveis alarmantes, com a “expansão descontrolada” das redes sociais contribuindo para essa crise. Estudos revelam que uma em cada sete crianças e jovens entre 10 e 19 anos enfrenta algum tipo de problema de saúde mental.
Os riscos associados ao uso excessivo das redes sociais incluem bullying, violência psicológica, exploração sexual, violência de gênero e desinformação. Em contrapartida, o relatório sugere que as restrições severas, como a proibição do acesso às redes sociais para menores de 16 anos na Austrália, não são a solução ideal. O documento avalia o comprometimento de 194 países com os direitos da criança e seus esforços para melhorá-los.
Abordagem Global e Sutil
O relatório recomenda uma abordagem mais abrangente que considere o acesso a conteúdos educativos e evite o isolamento das crianças. Robério Sinfrônio, coordenador pedagógico do Salesiano, destaca que a escola deve ser vista não apenas como um espaço de aprendizado acadêmico, mas também como um ambiente que forma cidadãos críticos e conscientes.
“Em um cenário dominado pelas redes sociais, é essencial que a educação ajude os alunos a refletirem sobre o conteúdo que consomem, permitindo que eles façam distinções entre o que é real e o que é manipulado. Isso promove uma relação mais saudável com as redes e diminui a comparação excessiva, que pode levar à ansiedade e depressão,” afirma.
Outra estratégia é discutir temas como o tempo de uso das redes sociais, os efeitos do vício digital e o cyberbullying de forma pedagógica. Sinfrônio ressalta que a ação pedagógica busca fortalecer os vínculos interpessoais, promovendo empatia, cooperação e habilidades socioemocionais, frequentemente prejudicadas pelo isolamento causado pelo uso excessivo das redes sociais.
Despertando a Autonomia
Os Salesianos Bahia, por meio do Sistema Preventivo de Dom Bosco, enfatizam a formação ética e cidadã, priorizando a educação integral do ser humano. Com pilares que incluem razão, religião e amor, o sistema busca o conhecimento tanto dentro quanto fora da sala de aula.
“O Sistema Preventivo de Dom Bosco inspira nossas escolas a fazer com que os alunos se sintam amados e a descobrirem suas potencialidades, tornando-se protagonistas de suas vidas e contribuindo para um mundo melhor,” explica Everidiana Sena Santana, professora do Núcleo de Formação Continuada dos Salesianos Bahia.
Dentro da proposta pedagógica, os alunos são incentivados a participar de atividades extracurriculares e projetos sociais, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e autonomia.
“Quando os jovens se envolvem em projetos sociais e levantam discussões nas redes sociais, eles exercitam o protagonismo ético, construindo uma cidadania ativa e consciente,” conclui Robério.
Novas Diretrizes para o Ensino Médio
Em 2026, os Salesianos Bahia implementarão um novo sistema de ensino para o Ensino Médio, utilizando o material didático Bernoulli e focando em responsabilidade social. As ações incluirão pesquisa, investigação e produção científica para análise de fenômenos sociais e soluções práticas.
Robério Sinfrônio destaca que o protagonismo dos jovens será incorporado em projetos que visam o desenvolvimento de produção científica e artístico-literária. “Este é um momento de pluralidade de pontos de vista, debate e trabalho coletivo, culminando em apresentações que refletem diversas formas de expressão cultural,” afirma.
Por fim, a arte será uma ferramenta essencial no Sistema Preventivo, servindo como expressão da alma e instrumento de educação e evangelização, mantendo os ensinamentos de Dom Bosco enquanto amplia as oportunidades de aprofundamento no aprendizado e no fortalecimento da cidadania.