João Pessoa 30.13 nublado Recife 25.02 nublado Natal 30.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 nuvens dispersas Salvador 27.98 céu limpo Fortaleza 30.07 algumas nuvens São Luís 32.11 algumas nuvens Teresina 32.84 céu limpo Aracaju 26.97 nublado
Estado do NE ganhará 60 novas estações de monitoramento climático para antecipar secas, afirma Defesa Civil
29 de setembro de 2025 / 21:29
Foto: Divulgação

Um total de 60 novas estações automáticas de monitoramento climático e meteorológico será instalado no Piauí, com o objetivo de antecipar situações de seca, conforme destacou o professor Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil.

As cidades que serão beneficiadas incluem Monsenhor Hipólito, Guaribas e Fartura do Piauí, regiões que enfrentam longos períodos de estiagem. Este investimento representa o maior aporte já realizado no estado para o setor de monitoramento climático, fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com Werton, o projeto prevê a instalação de 38 estações meteorológicas em diversas regiões do Piauí. Esses equipamentos são projetados para medir diversos parâmetros, como vento, chuva, temperatura, umidade do ar, além de dados sobre a umidade e temperatura do solo.

Importância dos Equipamentos

“Essas estações serão fundamentais para a produção de alimentos, uma vez que os dados meteorológicos serão gerados a partir de sensores que monitoram a temperatura do solo e a umidade da água. Isso beneficiará as secretarias responsáveis pela produção agrícola, permitindo a antecipação de situações de seca e estiagem”, explicou o diretor da Defesa Civil.

Além das 60 novas estações, também serão instaladas 22 estações pluviométricas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) entre 2025 e 2026, concentrando-se em cidades do Norte e Centro-Norte do estado.

Uma estação pluviométrica é um dispositivo que mede e registra a quantidade de chuva (precipitação) em uma área específica.

Atualmente, o Piauí conta com 21 estações meteorológicas do INMET e 25 pluviômetros automáticos do CEMADEN. Com as novas aquisições, o estado terá um total de 47 pluviômetros automáticos do CEMADEN e 59 estações meteorológicas do INMET.