João Pessoa 25.13 algumas nuvens Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 26.12 algumas nuvens Maceió 23.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 26.11 algumas nuvens Teresina 29.84 céu limpo Aracaju 25.97 nublado
Estado do Nordeste acelera projeto “Zero Lixões” e encerra quase 40 lixões na região
29 de abril de 2025 / 13:03
Foto: Divulgação

O programa “Zero Lixões: Por um Piauí mais limpo”, liderado pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e outras instituições, já resultou no fechamento de quase 40 lixões a céu aberto em todo o território piauiense.

Além disso, o avanço do programa foi apresentado na manhã desta segunda-feira (28) ao governador Rafael Fonteles, em reunião que contou com representantes da Associação Piauiense de Municípios (APPM), da AMPAR e da Secretaria de Planejamento (Seplan).

Entenda mais sobre o programa Zero Lixões no Piauí

ItemInformações
ProgramaZero Lixões: Por um Piauí mais limpo
IniciativaMPPI, Semarh, TCE-PI e parceiros
Lixões encerradosCerca de 40
Aterros sanitários previstos7 aterros sanitários
Unidades de transbordo previstasAproximadamente 40
Base legalLei Federal nº 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos
Prazo para planos municipais60 dias para apresentação dos planos de manejo pelos municípios
Grupo de trabalhoFormado para monitorar e fiscalizar o cumprimento das metas do programa

Meta é eliminar todos os lixões até o fim do ano

Durante o encontro, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou que a meta é resolver definitivamente a questão da destinação dos resíduos sólidos até o final de 2025. Além disso, foi criado um grupo de trabalho que vai mapear, em até 60 dias, o destino ideal dos resíduos de cada município ainda não regularizado.

“Em 60 dias, apresentaremos um mapa com as destinações. Com esse planejamento, esperamos chegar ao fim do ano com a boa notícia de que o Piauí não possui mais lixões ativos”, afirmou o secretário.

Apoio técnico e compromisso ambiental

A promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPPI, reforçou que a estrutura prevista é suficiente para resolver o problema ambiental no estado.

“Com os 7 aterros e as 40 unidades de transbordo, é possível encerrar todos os lixões e organizar os catadores, melhorando o meio ambiente para todos os piauienses”, afirmou.

Dessa forma, o secretário estadual do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, destacou que o Governo do Estado está comprometido em apoiar os municípios, inclusive com logística para transporte de resíduos.

Municípios terão apoio da APPM para cumprir prazo

Por fim, o presidente da APPM, Admaelton Bezerra, garantiu que os municípios serão mobilizados para a entrega dos planos de gerenciamento de resíduos dentro do prazo estipulado. Segundo ele, há ainda a possibilidade de revisão de multas aplicadas anteriormente às prefeituras, incentivando a adesão total à política de erradicação dos lixões.

“Estamos confiantes que teremos um grande avanço nos próximos 60 a 90 dias. O objetivo é claro: um Piauí livre de lixões, com soluções modernas e sustentáveis para os resíduos sólidos”, concluiu.