João Pessoa 23.13 céu limpo Recife 25.02 nuvens dispersas Natal 24.12 céu limpo Maceió 22.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 27.07 algumas nuvens São Luís 27.11 céu limpo Teresina 28.84 céu limpo Aracaju 24.97 nublado
Estado do Nordeste avança 8 posições em ranking nacional de competitividade
27 de agosto de 2025 / 17:07
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte se destacou no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ao subir oito posições, passando do 24º para o 16º lugar. O resultado foi divulgado na quarta-feira (27) e abrange os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Nesta 14ª edição do estudo, o estado também apresentou um avanço significativo no Nordeste, onde subiu cinco posições, passando de nono para quarto lugar. Os dados revelam que o RN manteve sua posição em inovação (11º) e infraestrutura (17º), mas obteve melhorias em outros aspectos, como sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública e segurança pública.

A segurança pública, um dos principais pilares do ranking, foi um fator crucial para a evolução do estado. Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, destacou que tanto o Rio Grande do Norte quanto Sergipe mostraram avanços significativos nesse quesito.

Pilares e indicadores do Ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados é realizado anualmente e, nesta edição, foram analisados 100 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos. O Rio Grande do Norte obteve seu melhor desempenho no pilar de Segurança Pública, onde ocupa a 4ª posição. Por outro lado, o estado apresentou seu pior resultado no pilar de Solidez Fiscal, ficando em 26º lugar.

Confira a posição do Rio Grande do Norte em cada um dos 10 pilares temáticos:

  • Sustentabilidade Ambiental – 17º lugar (subiu 10 posições)
  • Capital Humano – 19º lugar (subiu 1 posição)
  • Educação – 19º lugar (subiu 2 posições)
  • Eficiência da Máquina Pública – 16º lugar (subiu 6 posições)
  • Infraestrutura – 17º lugar (mesma posição)
  • Inovação – 11º lugar (mesma posição)
  • Potencial de Mercado – 19º lugar (subiu 3 posições)
  • Solidez Fiscal – 26º lugar (subiu 1 posição)
  • Segurança Pública – 4º lugar (subiu 5 posições)
  • Sustentabilidade Social – 13º lugar (caiu uma posição)

O CLP explica que o objetivo do Ranking de Competitividade dos Estados é proporcionar um entendimento mais profundo das 27 unidades da federação, oferecendo uma ferramenta que ajude os líderes públicos a melhorar a competitividade e a gestão pública em seus estados. Para isso, foi realizada uma extensa pesquisa na literatura acadêmica e na experiência nacional e internacional em rankings de competitividade, resultando na seleção de 100 indicadores essenciais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública.