João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 30.12 nuvens dispersas Maceió 30.69 nuvens dispersas Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 30.07 nublado São Luís 31.11 nublado Teresina 28.84 nublado Aracaju 29.97 nuvens dispersas
Estado do Nordeste inova com teleconsulta médica nas escolas
1 de abril de 2025 / 11:48
Foto: Divulgação

O Governo do Piauí deu um passo inovador na integração entre educação e saúde, tornando-se o primeiro estado do Nordeste a implementar o Programa Saúde Digital em todas as escolas da rede estadual. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles, nesta segunda-feira (31), durante a inauguração de uma sala do programa no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, no bairro Itararé, em Teresina. A princípio, as teleconsultas médicas abrangerão alunos, professores e funcionários.

Educação com acompanhamento médico e psicológico

A iniciativa busca garantir o acompanhamento médico e psicológico dos alunos dentro do ambiente escolar, promovendo bem-estar e melhor desempenho acadêmico. De acordo com o governador, todas as escolas estaduais contarão com salas do Saúde Digital ainda este ano. “É o Governo do Estado cuidando de todos os aspectos da vida dos nossos estudantes, para que eles concluam essa etapa mais preparados para o futuro”, ressaltou Fonteles.

Tecnologia e acesso à saúde dentro das escolas

As salas do Programa Saúde Digital serão equipadas com computadores, acesso à internet e permitirão consultas remotas para alunos a partir de 12 anos, além de professores e funcionários. O atendimento ocorrerá de duas formas:

  • Clínico geral e psicologia: sem necessidade de agendamento.
  • Especialidades médicas: com agendamento prévio.

O programa disponibilizará atendimento em 10 especialidades médicas. São elas: dermatologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, ginecologia, endocrinologia, clínica geral, cardiologia, ortopedia e urologia—e também contará com suporte de nutricionistas e psicólogos.

De acordo com o secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares, a parceria entre as secretarias de Saúde e Educação foi essencial para viabilizar o projeto. “As escolas já oferecem a estrutura física, e nós implementamos o sistema e disponibilizamos a equipe médica para garantir o atendimento durante todo o dia”, explicou.

Assim, com essa ação, o Piauí se destaca como referência em inovação educacional e inclusão