João Pessoa 29.13 nublado Recife 30.02 nuvens dispersas Natal 31.12 nublado Maceió 31.69 nuvens dispersas Salvador 27.98 nublado Fortaleza 30.07 algumas nuvens São Luís 33.11 algumas nuvens Teresina 35.84 nuvens dispersas Aracaju 28.97 algumas nuvens
Estado do Nordeste sanciona lei que exige divulgação de lista de material escolar na internet
12 de setembro de 2025 / 10:40
Foto: Divulgação

O governador João Azevêdo, do PSB, sancionou a Lei nº 13.889, que estabelece a obrigatoriedade da divulgação da lista de materiais escolares pelas instituições de ensino da educação básica na Paraíba. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, dia 12.

Conforme a nova legislação, tanto as escolas públicas quanto as particulares devem disponibilizar a lista de materiais em uma página na internet ou em outro meio eletrônico que seja acessível ao público. Além disso, a lista deve ser apresentada de forma simples e gratuita. Caso haja solicitação, a versão impressa também poderá ser obtida nas secretarias das instituições.

Entre as informações que devem constar na lista estão:

  • A relação dos itens exigidos, com a quantidade necessária por aluno;
  • A série ou etapa de ensino a que a lista se refere;
  • A previsão de uso pedagógico dos materiais, quando aplicável;
  • A advertência sobre a proibição de itens de uso coletivo ou que sejam de responsabilidade da instituição, conforme a legislação consumerista vigente.

A divulgação da lista deve ocorrer com um mínimo de 45 dias de antecedência em relação ao início do ano ou semestre letivo. A fiscalização do cumprimento da lei ficará a cargo dos órgãos de defesa do consumidor.

Entretanto, o governador vetou um dispositivo da lei que previa punições, como multas e advertências, para as instituições que não cumprissem a nova normativa. O governo justificou a decisão afirmando que é necessário respeitar os critérios já estabelecidos no Código do Consumidor e na legislação federal, evitando assim invadir a competência da União.

Atualmente, mais de 30 mil crianças estão fora da escola na Paraíba.