João Pessoa 28.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 26.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nuvens dispersas Fortaleza 29.07 algumas nuvens São Luís 27.11 trovoadas Teresina 30.84 céu limpo Aracaju 27.97 céu limpo
Estado no Nordeste prorroga corte de diárias e passagens para reduzir gastos públicos
28 de fevereiro de 2025 / 23:22
Foto: Divulgação

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), decidiu prorrogar até o final de abril de 2025 a suspensão da concessão de diárias e passagens aéreas para os órgãos das administrações direta e indireta do Estado. A medida, que visa o controle de despesas, foi oficializada por meio de um novo decreto publicado nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial.

A restrição foi inicialmente decretada em 7 de novembro de 2024, com validade até o fim do ano passado, mas agora foi ampliada para o primeiro quadrimestre deste ano.

Além do corte de diárias e passagens, o decreto inclui outras ações de contenção de gastos

 Permanecem em vigor:

  • Suspensão de novas contratações de mão de obra, veículos e imóveis até abril, exceto para saúdeeducação e segurança;
  • Restrições à participação de servidores em eventos externos que gerem despesas, como feiras e congressos;
  • Proibição de reajustes contratuais, salvo quando economicamente vantajosos para o Estado;
  • Redução de 25% nas despesas de custeio dos órgãos estaduais, abrangendo águaenergiatelefonialimpeza e outros serviços;
  • Análise prévia do Comitê de Gestão e Eficiência (CGE) para desembolsos acima de R$ 1,5 milhão, garantindo que apenas despesas essenciais sejam realizadas.

A governadora reforça que as medidas de austeridade são necessárias para equilibrar as finanças do Estado, especialmente em um momento em que o governo espera aumentar a arrecadação com o reajuste da alíquota de ICMS de 18% para 20%, que só entrará em vigor no final de março.