
Estudantes de uma escola pública em São Luís inovaram ao criar um jogo eletrônico que visa educar e entreter, promovendo a preservação do meio ambiente. Nomeado “Guabi”, o jogo apresenta um guará, um animal que simboliza a consciência ambiental, cuja missão é salvar os manguezais ao longo do rio Bacanga, que estão ameaçados pelo descarte inadequado de lixo.
O jogo está disponível online de forma gratuita e foi desenvolvido por alunos do Instituto Estadual de Educação do Maranhão (IEM), com o apoio de seus professores e utilizando ferramentas acessíveis. A ideia surgiu da necessidade de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, especialmente em um momento em que o aquecimento global se torna uma preocupação crescente.
As alunas Iris Desidório e Isabela Peixoto, responsáveis pela criação do game, estão trabalhando para tornar a plataforma ainda mais interativa, com a inclusão de novas missões e desafios para os jogadores. Elas destacam que a experiência lúdica não apenas educa, mas também enfatiza o protagonismo feminino.
“Estávamos pensando em como representar a área do mangue e quais animais usar que fossem mais atrativos. Chegamos ao guará, um animal vibrante e bonito que vemos frequentemente aqui na região,” relataram as alunas.
O jogo adota uma abordagem simples e lúdica para ensinar às crianças sobre a importância da preservação ambiental. Os alunos se inspiraram na realidade ao seu redor, observando a beleza dos guarás em voo e a contaminação dos manguezais, que estão cobertos por camadas de lixo.
“A indignação dos alunos foi um estímulo para criar algo significativo,” afirmaram os professores. “Eles estão imersos em uma área de mangue e discutimos questões ambientais e tecnológicas. O resultado é um jogo que retrata a união dessas temáticas.”
A aplicação da tecnologia em sala de aula, aliada à promoção de valores sustentáveis, já rendeu ao IEM uma certificação das Nações Unidas. “É um momento importante de alegria ter esse reconhecimento nacionalmente. Nossos alunos são premiados por suas criações,” destacou um dos educadores. “Eles são talentosos, criativos e apresentam soluções reais que podem contribuir para o meio ambiente.”