
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) está convocando motoristas que atuam com aplicativos de transporte para realizarem as vistorias anuais de seus veículos com final de placa 2, durante o mês de abril. Até o momento, em 2025, foram feitas 2.739 vistorias, com 816 veículos aprovados apenas em março, permitindo a continuidade do serviço de transporte.
As vistorias estão ocorrendo na nova sede da Etufor, situada na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 5451, no bairro Passaré. Anualmente, a Etufor publica um calendário de vistorias no Diário Oficial do Município, que também é amplamente divulgado na imprensa.
Para participar do processo de vistoria, os motoristas devem apresentar toda a documentação necessária, que inclui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a documentação do veículo e o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) devidamente pago.
Passos para a realização da vistoria:
- Agendar a vistoria no site da Etufor.
- Emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 134,98.
- Apresentar o comprovante de pagamento no dia e hora agendados.
- Comparecer à sede da Etufor para a vistoria.
O atendimento é feito exclusivamente por agendamento prévio.
Durante as vistorias, são verificados diversos itens, como o estado de conservação dos pneus, sistema elétrico e carroceria do veículo. A identidade visual dos automóveis também deve estar em conformidade com o Decreto No. 14.415, de 3 de maio de 2019, que exige a presença de um adesivo de identificação no vidro traseiro, no lado direito superior, com a logomarca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”.
Os veículos utilizados para operações por aplicativos não podem ter mais de dez anos de uso. Para garantir a regularização junto à Etufor, os motoristas devem ficar atentos ao calendário oficial, seja para realizar a primeira vistoria ou para atualizar as vistorias anteriores, que têm validade de um ano.