João Pessoa 23.13 nuvens dispersas Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 23.12 nuvens dispersas Maceió 20.69 algumas nuvens Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 26.07 céu limpo São Luís 27.11 céu limpo Teresina 31.84 céu limpo Aracaju 24.97 algumas nuvens
Exoneração de Juscelino Filho é divulgada no Diário Oficial; ainda sem novo nome para o cargo
9 de abril de 2025 / 09:16
Foto: Divulgação

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi oficialmente exonerado do cargo nesta quarta-feira (9), conforme publicado no Diário Oficial da União. A exoneração foi assinada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que está atuando como presidente em exercício devido à viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cúpula da Celac em Honduras.

A saída de Juscelino foi anunciada na noite de terça-feira (8), após ele ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em uma investigação relacionada a um suposto esquema de desvio de emendas. O ex-ministro nega qualquer irregularidade.

De acordo com informações do Palácio do Planalto, o presidente Lula orientou Juscelino a se afastar do governo para que ele possa focar na sua defesa. Enquanto isso, Lula, que se encontra em Honduras, está em discussões com o partido União Brasil, do qual Juscelino faz parte, para definir um novo nome para assumir a pasta das Comunicações.

Possíveis sucessores

Um dos principais candidatos para suceder Juscelino é o deputado federal Pedro Lucas (MA), que é o líder do União Brasil na Câmara dos Deputados. O parlamentar conta com o apoio da liderança do partido e, recentemente, participou da comitiva de Lula em sua viagem ao Japão e Vietnã.

Se Pedro Lucas for confirmado como o novo ministro, o presidente Lula garantirá que um deputado federal do Maranhão permaneça à frente do Ministério das Comunicações. Juscelino, que era parlamentar, estava licenciado desde janeiro de 2023 para assumir a posição no primeiro escalão do governo.

O Ministério das Comunicações é responsável por formular e implementar a política de telecomunicações, radiodifusão e serviços postais, incluindo a gestão dos Correios, que está sob sua estrutura.