
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano está agendado para o dia 22 de novembro, às 15h, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão. Este evento será histórico, pois representa o primeiro lançamento de um foguete comercial em território brasileiro.
A operação, chamada de Operação Spaward, é uma colaboração entre a FAB e a Agência Espacial Brasileira (AEB). O HANBIT-Nano, que possui a capacidade de transportar cinco satélites e três experimentos desenvolvidos por universidades e empresas do Brasil e do exterior, será um marco para a indústria espacial do país.
- Características do HANBIT-Nano:
- Foguete de dois estágios com propulsão híbrida (sólida e líquida)
- Altura: 21,9 metros
- Diâmetro: 1,4 metro
- Massa total: quase 20 toneladas
- Capacidade de carga útil: até 90 quilos
Entre os experimentos a serem enviados ao espaço estão:
- PION-BR2: um projeto educacional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que levará mensagens de estudantes de Alcântara.
- Jussara-K: um projeto voltado para a coleta de dados ambientais.
- FloripaSat-2A e FloripaSat-2B: satélites desenvolvidos pelo SpaceLab da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para testar sistemas de comunicação via tecnologia LoRa.
A operação contará com a participação de aproximadamente 400 profissionais, dos quais 300 são militares e 100 civis, que serão responsáveis pela execução e segurança das atividades. Além disso, cerca de 60 integrantes estrangeiros, representantes da empresa sul-coreana, também estarão envolvidos na missão.