A campanha de vacinação antirrábica na Zona Rural de Teresina, com foco em prevenir a disseminação do vírus da raiva, foi adiada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) devido à falta de transporte adequado. Inicialmente prevista para os dias 12 e 19 de outubro, a vacinação agora está prevista para 23 e 30 de novembro.
Segundo denúncia da Gerência de Zoonoses da FMS, a insuficiência de veículos inviabilizou o deslocamento das equipes de vacinação. Mesmo após solicitar apoio de outras secretarias municipais, todas as requisições de carros foram negadas.
A raiva é uma doença viral altamente letal, com taxa de mortalidade próxima a 100%. No Brasil, casos de raiva em humanos voltaram a ser registrados, reforçando, segundo a gerência de zoonose, a urgência da imunização de cães e gatos, principais transmissores da doença.
No despacho consta ainda que na Zona Rural, onde o contato com animais de vida livre e o risco de exposição ao vírus são ainda maiores, a necessidade de cobertura vacinal é mais urgente. Cada animal não vacinado representa uma potencial fonte de infecção.