
Após a finalização das obras de recuperação do pátio de estacionamento de aeronaves no Aeroporto de Fernando de Noronha, programada para o dia 15 de agosto, o aeroporto poderá retomar a operação de mais de um voo simultaneamente. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Anac comunicou que as operações aéreas simultâneas estão liberadas e que cabe ao operador do aeroporto coordenar com as companhias aéreas. O diretor da Dix Empreendimentos, responsável pela administração do aeroporto, Samuel Prado, anunciou que a autorização para voos simultâneos foi recebida na sexta-feira (22).
Impacto nas operações aéreas
Prado esclareceu que a alteração na malha aérea dependerá das companhias aéreas. “Agora, se um avião chegar enquanto outro ainda estiver no pátio, não será necessário fazer sobrevoo até a decolagem”, destacou. Contudo, permanecem as restrições quanto ao pouso de aviões particulares e à ampliação do número de voos, conforme estipulado pela Anac.
As restrições para voos simultâneos foram impostas no final de junho, após dois incidentes em que aeronaves ficaram atoladas no pátio em uma semana. O primeiro ocorreu em 22 de junho, quando um avião da Azul ficou preso antes da decolagem, seguido por um incidente similar com uma aeronave da Gol no dia 29, devido ao asfalto ceder.
Em outubro de 2022, a Anac já havia proibido a operação de aviões a jato na ilha, em razão de buracos e rachaduras na pista. Como resultado, a Azul passou a operar com aviões menores do modelo ATR, enquanto a Gol suspendeu seus voos para a ilha. Em janeiro de 2023, a Voepass assumiu a rota, também utilizando aeronaves ATR, mas teve suas operações interrompidas em março de 2025 por decisão da Anac.
Obras de requalificação
A requalificação do aeroporto, com um custo estimado em R$ 60 milhões, teve início em setembro de 2024. Após alguns atrasos, a primeira fase foi concluída em março deste ano, permitindo o retorno de aviões de grande porte à ilha. O serviço está sendo realizado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), e a primeira etapa incluiu a reforma do eixo central da pista, que possui 1.845 metros de extensão.
A Anac informou que a obra total deve ser finalizada até março de 2026. Caso haja novos atrasos, o número de voos poderá ser reduzido em até 30%.