Uma ação de combate ao câncer de próstata e atenção à saúde do homem vai ser realizada em Fernando de Noronha, de terça (26) a sexta (29). Serão promovidos exames gratuitos com urologista, avaliação nutricional, roda de conversa e até uma partida de futebol. A atividade faz parte da programação da campanha do Novembro Azul.
A ação será realizada pela Administração da Ilha com o tema “A prevenção pode salvar vidas”. As consultas e exames de urologia são voltados para homens a partir dos 45 anos.
Segundo os organizadores, o objetivo é a sensibilização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Após o agendamento e a triagem realizados na Unidade de Saúde Dois Irmãos, um urologista vai atender de terça (26) a quinta (28), no Hospital São Lucas, das 8h às 11h. As informações mais detalhadas podem ser obtidas no telefone (81) 3619-0970.
Ações descentralizadas
A campanha vai promover os cuidados com a saúde masculina de modo geral e incentivar a adesão dos homens aos serviços médicos que a ilha oferece.
A ação vai acontecer, de forma descentralizada, em diversos pontos da ilha, como nos alojamentos de empreiteiras, na empresa de limpeza urbana, na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no Campo Pianão e no píer do Porto de Santo Antônio.
“A ideia central é que a equipe da Unidade Básica de Saúde Dois Irmãos esteja em diferentes espaços onde a presença masculina seja majoritária, justamente para levar os serviços essenciais para eles e esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao tema”, disse a gerente de Apoio Institucional da Superintendência de Saúde da Administração da Ilha, Jéssica Borges
Serão realizadas, ainda, avaliação nutricional, consulta odontológica, cirurgias bucomaxilofacial (conforme agendamento prévio), aferição de pressão arterial e de glicemia, testes rápidos, vacinação, auriculoterapia e distribuição de preservativos, na Unidade Saúde da Família.
A programação vai contar também com uma partida de futebol, na quarta (27), no Campo Pianão. Após o jogo será promovida roda de conversa sobre diabetes, hipertensão, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e câncer de próstata.
Com informações de G1PE