João Pessoa 24.13 céu limpo Recife 23.02 nuvens dispersas Natal 25.12 céu limpo Maceió 21.69 nublado Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 26.07 céu limpo São Luís 27.11 nuvens dispersas Teresina 28.84 céu limpo Aracaju 23.97 nublado
Fernando de Noronha realiza captura científica de tartarugas em ação de educação ambiental
7 de junho de 2025 / 10:00
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (6), o Projeto Tamar promoveu uma atividade de captura científica de tartarugas marinhas na Praia do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha. A ação fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de educar e conscientizar sobre a importância da conservação das espécies.

Durante o evento, os pesquisadores realizaram mergulhos e trouxeram para a areia duas tartarugas-verdes, conhecidas cientificamente como Chelonia mydas. Os turistas presentes puderam observar de perto o trabalho dos biólogos, que mediram, pesaram e catalogaram as anilhas de identificação dos animais. Além disso, foi realizada a coleta de amostras de tecido para análise de DNA, o que permitirá identificar a origem das tartarugas.

A coordenadora do Projeto Tamar, Rafaely Ventura, destacou a importância desses dados: “Com esses dados nós conseguimos entender um pouco mais da origem das tartarugas que estão em Noronha para se alimentar. Além disso, promovemos a educação ambiental”.

Os visitantes acompanharam com entusiasmo cada etapa do processo, incluindo a liberação das tartarugas no mar. Luciana Pacheco, professora do Rio de Janeiro, expressou sua emoção ao ver as tartarugas de perto pela primeira vez: “É a primeira vez que vejo tartarugas ao vivo, a emoção é muito grande, são lindas”.

Outro visitante, o arquiteto Mário Torquato, do Paraná, elogiou o trabalho do Projeto Tamar: “Eu já tinha visto tartarugas no mar, mas ver de perto é muito melhor. O trabalho do Projeto Tamar é muito bom, essa atividade é importante para ver se os animais estão saudáveis. É bom monitorar a espécie, ameaçada de extinção”.

A servidora pública Geovana Torquato, também do Paraná, ficou impressionada com a quantidade de tartarugas na ilha: “Achei lindo, fiquei impressionada com a quantidade de tartarugas em Fernando de Noronha. É ótimo saber que esses animais estão sendo bem cuidados”.

Uma jovem visitante, Felipa, de apenas 5 anos, trouxe uma tartaruguinha de pelúcia que chamou de Cecília e compartilhou seu sonho: “Quando eu crescer quero ser pesquisadora de tartarugas, elas são muito legais”.

A programação da Semana do Meio Ambiente em Noronha ainda contará com diversas atividades:

  • Sábado (7): Feira Ambiental (feira da troca, artesanato e alimentos), na Praça São Miguel, às 7h;
  • Apresentação de Contos da Mãe Natureza com Guga Bezerra, na Praça São Miguel, às 10h;
  • Exposição Lixo Marinho, na Praça São Miguel, das 8h às 15h;
  • Domingo (8): Expedição Ilha Rata com os moradores, às 7h30.

Essas atividades visam promover a conscientização sobre a preservação ambiental e a importância da biodiversidade na região.