
Na última sexta-feira (6), o Projeto Tamar promoveu uma atividade de captura científica de tartarugas marinhas na Praia do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha. A ação fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de educar e conscientizar sobre a importância da conservação das espécies.
Durante o evento, os pesquisadores realizaram mergulhos e trouxeram para a areia duas tartarugas-verdes, conhecidas cientificamente como Chelonia mydas. Os turistas presentes puderam observar de perto o trabalho dos biólogos, que mediram, pesaram e catalogaram as anilhas de identificação dos animais. Além disso, foi realizada a coleta de amostras de tecido para análise de DNA, o que permitirá identificar a origem das tartarugas.
A coordenadora do Projeto Tamar, Rafaely Ventura, destacou a importância desses dados: “Com esses dados nós conseguimos entender um pouco mais da origem das tartarugas que estão em Noronha para se alimentar. Além disso, promovemos a educação ambiental”.
Os visitantes acompanharam com entusiasmo cada etapa do processo, incluindo a liberação das tartarugas no mar. Luciana Pacheco, professora do Rio de Janeiro, expressou sua emoção ao ver as tartarugas de perto pela primeira vez: “É a primeira vez que vejo tartarugas ao vivo, a emoção é muito grande, são lindas”.
Outro visitante, o arquiteto Mário Torquato, do Paraná, elogiou o trabalho do Projeto Tamar: “Eu já tinha visto tartarugas no mar, mas ver de perto é muito melhor. O trabalho do Projeto Tamar é muito bom, essa atividade é importante para ver se os animais estão saudáveis. É bom monitorar a espécie, ameaçada de extinção”.
A servidora pública Geovana Torquato, também do Paraná, ficou impressionada com a quantidade de tartarugas na ilha: “Achei lindo, fiquei impressionada com a quantidade de tartarugas em Fernando de Noronha. É ótimo saber que esses animais estão sendo bem cuidados”.
Uma jovem visitante, Felipa, de apenas 5 anos, trouxe uma tartaruguinha de pelúcia que chamou de Cecília e compartilhou seu sonho: “Quando eu crescer quero ser pesquisadora de tartarugas, elas são muito legais”.
A programação da Semana do Meio Ambiente em Noronha ainda contará com diversas atividades:
- Sábado (7): Feira Ambiental (feira da troca, artesanato e alimentos), na Praça São Miguel, às 7h;
- Apresentação de Contos da Mãe Natureza com Guga Bezerra, na Praça São Miguel, às 10h;
- Exposição Lixo Marinho, na Praça São Miguel, das 8h às 15h;
- Domingo (8): Expedição Ilha Rata com os moradores, às 7h30.
Essas atividades visam promover a conscientização sobre a preservação ambiental e a importância da biodiversidade na região.