
A tradicional Festa de Iemanjá, um dos eventos mais emblemáticos da Bahia, será celebrada no próximo domingo, dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Em 2025, a festividade completará 103 anos e terá como tema “Renascer com as Águas de Yemanjá”. A organização do evento é realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), em parceria com a Colônia de Pesca Z1.
A programação da festa começa no sábado, dia 1º, à meia-noite, com a entrega do presente de Oxum no Dique do Tororó. Este presente será levado do Terreiro Olufanjá – Ilê Axé Iyá Olufandê, localizado no bairro do Beiru, às 23h20.
No dia da festa, o presente principal de Iemanjá será transportado às 4h30, também do Terreiro Olufanjá, com previsão de chegada às 5h na Colônia de Pesca Z1, onde será realizada uma alvorada de fogos em celebração.
O presente principal ficará exposto no caramanchão até as 16h, momento em que os devotos poderão entregar seus próprios presentes em grandes balaios, que serão posteriormente levados ao mar. Após as 16h, pescadores conduzirão o presente principal até uma embarcação, que seguirá em direção ao Buraco de Iaiá, um local em formato de concha situado a 3 milhas náuticas da costa.
Entre as 6h do dia 1º e as 16h do dia 2 de fevereiro, pescadores e colaboradores estarão organizando as filas de devotos e visitantes para a entrada na Casa de Iemanjá e a passagem pelo Barracão.