João Pessoa 22.13 nublado Recife 24.02 névoa Natal 22.12 nublado Maceió 23.69 nublado Salvador 25.98 nuvens dispersas Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 26.11 céu limpo Teresina 24.84 céu limpo Aracaju 24.97 nublado
Festival de Cannes: estreia de ‘O agente secreto’ com orquestra e frevo
19 de maio de 2025 / 10:25
Foto: Divulgação

O filme “O Agente Secreto”, dirigido pelo cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho, fez sua estreia internacional no prestigiado Festival de Cannes, levando um toque especial de Pernambuco ao tapete vermelho. A apresentação foi marcada por uma vibrante performance do grupo tradicional Guerreiros do Passo, que trouxe a energia do frevo para o evento.

Acompanhado por uma orquestra e passistas, o elenco e a equipe do filme dançaram ao som de clássicos do frevo, como “Vassourinhas”, de Matias da Rocha, e “Cabelo de Fogo”, de Nunes, transformando o ambiente francês em uma verdadeira festa carnavalesca pernambucana.

Eduardo Araújo, um dos fundadores do Guerreiros do Passo, revelou em entrevista que o convite para a performance ocorreu cerca de um mês antes do festival. “Foi maravilhoso porque a gente imaginava, tem a consciência do valor e da importância do Festival de Cannes. A gente já tinha participado de um filme de Kléber, ‘Retratos Fantasmas’, e ele nos convidou para participar de ‘O Agente Secreto’. A produção preparou essa surpresa, que foi também uma surpresa para o pessoal da equipe do festival”, comentou Araújo.

Estar em Cannes foi um momento significativo para o grupo, que celebra 20 anos de fundação em 2023. “A gente se sentiu em Olinda, se sentiu no Recife, e todo mundo encantado. Tudo isso é uma forma simbólica de representar a nossa terra. A gente representa a diversidade cultural de Pernambuco. Para a gente, foi um presente de aniversário”, finalizou Eduardo.