
A 19ª edição do Festival de Circo do Brasil (FCB) começa no sábado (1º) e segue até o dia 9 de novembro em teatros e espaços públicos em três cidades pernambucanas: Recife, Olinda e Camaragibe (confira programação mais abaixo). Há atrações gratuitas e espetáculos com ingressos que custam até R$ 50, à venda na internet.
O evento integra o Ano Brasil–França e promove intercâmbio artístico entre os dois países, reunindo espetáculos nacionais e internacionais, vivências circenses, laboratórios criativos, mostras musicais e feira de economia criativa.
Com quase duas décadas de trajetória, o evento propõe um olhar sobre o circo contemporâneo a partir do tema “Aldeia de Tous” (“Aldeia de Todos”), que aborda assuntos importantes como sustentabilidade e democracia.
Entre as ações, estão mostras nacionais e internacionais, laboratórios artísticos, formações para artistas, mostra de cinema e homenagem ao Mestre Martelo, além de atividades itinerantes em praças e parques do Grande Recife.
“O circo contemporâneo também inclui a nossa cultura popular. Nós teremos cavalo-marinho, ciranda, coco, várias apresentações musicais e, também, o próprio circo”, disse Danielle Hoover, curadora e idealizadora do festival.
A programação começa oficialmente nos dias 1º e 2 de novembro, no Parque Santana, na Zona Norte do Recife, com uma ocupação artística franco-brasileira. O público poderá conferir apresentações de circo, shows musicais, manifestações populares e a Feira Na Laje, evento colaborativo de economia criativa.