João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Festival de circo do Brasil traz apresentações em três cidades do Nordeste
1 de novembro de 2025 / 11:41
Foto: Divulgação

A 19ª edição do Festival de Circo do Brasil (FCB) começa no sábado (1º) e segue até o dia 9 de novembro em teatros e espaços públicos em três cidades pernambucanas: Recife, Olinda e Camaragibe (confira programação mais abaixo). Há atrações gratuitas e espetáculos com ingressos que custam até R$ 50, à venda na internet.

O evento integra o Ano Brasil–França e promove intercâmbio artístico entre os dois países, reunindo espetáculos nacionais e internacionais, vivências circenses, laboratórios criativos, mostras musicais e feira de economia criativa.

Com quase duas décadas de trajetória, o evento propõe um olhar sobre o circo contemporâneo a partir do tema “Aldeia de Tous” (“Aldeia de Todos”), que aborda assuntos importantes como sustentabilidade e democracia.

Entre as ações, estão mostras nacionais e internacionais, laboratórios artísticos, formações para artistas, mostra de cinema e homenagem ao Mestre Martelo, além de atividades itinerantes em praças e parques do Grande Recife.

“O circo contemporâneo também inclui a nossa cultura popular. Nós teremos cavalo-marinho, ciranda, coco, várias apresentações musicais e, também, o próprio circo”, disse Danielle Hoover, curadora e idealizadora do festival.

A programação começa oficialmente nos dias 1º e 2 de novembro, no Parque Santana, na Zona Norte do Recife, com uma ocupação artística franco-brasileira. O público poderá conferir apresentações de circo, shows musicais, manifestações populares e a Feira Na Laje, evento colaborativo de economia criativa.