
A Paraíba está se destacando no Festival Brasil Nordeste de Economia Popular e Solidária, que começou na quarta-feira (7) e vai até domingo (11), no Centro de Convenções de Salvador, Bahia.
O evento, promovido pelo Consórcio Nordeste em parceria com o Governo da Bahia, abriu com uma apresentação folclórica e uma mesa de discussão sobre ‘A Economia Popular e Solidária e o Desenvolvimento do Nordeste’. O festival visa promover a cultura, a economia solidária e a sustentabilidade.
Mais de 25 empreendimentos solidários, representando 39 participantes, estão comercializando seus produtos durante os cinco dias de feira, além da participação de catadores e do Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba.
Roberto Beltrão, secretário executivo de Economia Solidária da Paraíba, destacou a importância do evento para o estado: “Levamos uma delegação de 60 pessoas, incluindo empreendimentos e gestores, reafirmando nosso compromisso com a inclusão e o fortalecimento da economia solidária como uma política pública vital para o desenvolvimento sustentável.”
O festival também oferece uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e práticas de economia solidária entre os estados nordestinos, promovendo discussões sobre desenvolvimento local sustentável. São esperados cerca de 500 expositores representando mais de 350 empreendimentos que abrangem diversas áreas, como artesanato e gastronomia.
A entrada é gratuita e o público pode encontrar produtos variados, desde alimentos até cosméticos, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento do empreendedorismo popular.
A artesã Rita de Cássia Gonçalves, representando o Agreste paraibano, falou sobre a relevância da visibilidade que o festival oferece: “É uma honra representar os empreendimentos da minha região e mostrar que temos artesanato de qualidade na Paraíba.”
Além da feira, o evento conta com uma série de debates sobre temas cruciais para a economia solidária, como desenvolvimento territorial, e inclusão socioprodutiva, evidenciando a riqueza cultural e a força da união entre os estados nordestinos.