João Pessoa 23.13 nublado Recife 23.02 nuvens dispersas Natal 23.12 nublado Maceió 21.69 nuvens dispersas Salvador 23.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 algumas nuvens São Luís 27.11 algumas nuvens Teresina 25.84 céu limpo Aracaju 24.97 nuvens dispersas
Festival destaca a economia popular da Paraíba com artesanato regional
11 de maio de 2025 / 10:08
Foto: Divulgação

A Paraíba faz um belo destaque de sua cultura no Brasil Nordeste – Festival de Economia Popular e Solidária, que acontece de 7 a 11 de maio no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia.

Promovido pelo Consórcio Nordeste em parceria com o Governo da Bahia, o evento abriu com uma apresentação folclórica e a mesa “A Economia Popular e Solidária e o Desenvolvimento do Nordeste”, focando em cultura, economia solidária e sustentabilidade ecológica.

Participando do festival, mais de 25 empreendimentos solidários da Paraíba, com 39 representantes, estão realizando a comercialização de produtos em uma grande feira, incluindo a presença de catadores e do Fórum Estadual de Economia Solidária.

O secretário executivo de Economia Solidária da Paraíba, Roberto Beltrão, ressaltou a relevância do estado nas políticas de economia solidária. “A Paraíba está presente no festival com uma delegação de 60 pessoas, incluindo empreendedores, catadores e gestores públicos, demonstrando nosso compromisso com a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável”, enfatizou.

O evento oferece uma imersão nas práticas da economia solidária, promovendo o intercâmbio de experiências e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Além da feira, debates sobre temas como economia circular, inclusão socioprodutiva e turismo de base comunitária ocorrem ao longo da programação.

Com entrada gratuita, o festival promove a comercialização de produtos variados, como alimentos, artesanato, vestuário e cosméticos, priorizando a geração de renda e o empreendedorismo popular.

Rita de Cássia Gonçalves, artesã e coordenadora do Fórum de Economia Solidária do Agreste paraibano, comentou sobre sua participação: “Representar minha região é uma grande honra. Mesmo que não venda nada, a visibilidade que meu trabalho ganha é muito valiosa!”.

Brenda de Moraes, integrante do empreendimento Arte Fio por Fio, expressou seu entusiasmo com o evento, dizendo que é uma chance preciosa de mostrar a qualidade do artesanato paraibano. “A Paraíba tem muito a oferecer em termos de artesanato”, afirmou.

O festival não apenas celebra a riqueza cultural do Nordeste, mas também reforça a união dos estados na busca por um desenvolvimento social e econômico mais justo e inclusivo.