João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 32.12 nuvens dispersas Maceió 32.69 algumas nuvens Salvador 29.98 algumas nuvens Fortaleza 31.07 algumas nuvens São Luís 29.11 chuva leve Teresina 32.84 nublado Aracaju 30.97 algumas nuvens
Filha do presidente da Assembleia da Paraíba é aprovada para cargo de conselheira do TCE
4 de abril de 2025 / 18:31
Foto: Divulgação

A Justiça da Paraíba revogou, na última sexta-feira (4), a suspensão da indicação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Alanna é filha de Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Com a nova decisão, o processo de nomeação pode prosseguir até a posse.

A decisão foi proferida pelo desembargador Frederico Coutinho, que preside o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Anteriormente, a juíza Virgínia Lúcia Fernandes Martins de Aguiar havia determinado a suspensão dos atos de indicação e nomeação, além de interromper o processo de posse no TCE-PB até que as acusações apresentadas em uma ação popular fossem analisadas.

A ação foi movida pelo ex-prefeito de Pocinhos, Cláudio Chaves, que alegou um possível favorecimento indevido a Alanna, questionando o cumprimento de requisitos constitucionais e regimentais para o cargo. Em resposta, a ALPB apresentou um recurso, negando irregularidades e afirmando que a intervenção do Judiciário na escolha da filha do presidente da ALPB violaria o princípio da separação dos poderes.

O desembargador, ao analisar o recurso, destacou que, embora houvesse falhas procedimentais, não havia ligação entre essas falhas e a moralidade administrativa. “A mera inobservância de formalidades internas no processo de indicação para cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas, por si só, não autoriza a atuação do Poder Judiciário para suspender atos administrativos de natureza política”, afirmou.

Um novo julgamento está agendado para a próxima quarta-feira (9), onde será analisado um recurso do Ministério Público de Contas que pede a suspensão da posse de Alanna.

Candidata Única ao Cargo

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou a indicação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do TCE-PB em 18 de março, com a confirmação da nomeação pelo governador João Azevêdo (PSB) no mesmo dia. A vaga surgiu após a aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima e é uma das cadeiras indicadas pela Assembleia.

Durante o processo, outros nomes foram considerados, mas a articulação de Adriano Galdino consolidou a candidatura de sua filha, que acabou sendo a única concorrente. Em votação secreta, 31 deputados estaduais apoiaram a nomeação de Alanna, enquanto o deputado Wallber Virgolino (PL) foi o único a votar contra, com três ausências e uma abstenção do pai da indicada.