
O bicampeão mundial de surfe Filipe Toledo, acompanhado por atrizes, cantores e influenciadores, participou de um mutirão de limpeza no Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha, na quinta-feira (8). A iniciativa teve como objetivo reforçar a preservação ambiental da ilha, sendo parte das atividades do projeto social Casa Neuronha, que celebra dez anos de atuação. Criado pelo fotógrafo Rildo Iaponã e pelo ator Paulo Vilhena, o projeto promove ações voltadas para crianças e jovens, incluindo a escolinha de surfe Alma Solar.
De acordo com Rildo Iaponã, a proposta do Casa Neuronha é usar a visibilidade gerada para fortalecer ações sociais e ambientais na ilha. “Em dez anos, trouxemos pessoas preocupadas com o meio ambiente e que possuem grande poder de influência”, afirmou. Paulo Vilhena destacou a satisfação em realizar o projeto, ressaltando as dificuldades logísticas enfrentadas para trazer participantes e materiais para Noronha, além da colaboração da comunidade local e dos empresários. “É uma forma de retribuir à ilha tudo que ela nos proporciona”, declarou.
Durante o mutirão, os participantes recolheram resíduos e microplásticos na área do Air France, seguindo até a Praia do Porto de Santo Antônio. Entre os famosos, Karol Conká ressaltou a importância de educar pelo exemplo e incentivar cuidados simples, como o uso de cinzeiros portáteis por fumantes. A atriz Dandara Mariana ressaltou que pequenas atitudes diárias são fundamentais para preservar a natureza, um espaço coletivo. Filipe Toledo enfatizou a importância da educação ambiental e o impacto das ações para as futuras gerações, ressaltando seu vínculo especial com o ambiente praiano.
Todo o material recolhido foi encaminhado à limpeza urbana de Fernando de Noronha, sem pesagem do volume coletado. A participação dos famosos serviu como exemplo importante para reforçar a consciência ambiental na comunidade e visitantes da ilha, destacando o papel do mutirão para a preservação de um dos destinos naturais mais importantes do Brasil.