João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Flávio Bolsonaro fortalece campanha com apoio de Rogério Marinho no Nordeste
24 de janeiro de 2026 / 10:22
Foto: Divulgação

O senador Rogério Marinho (PL-RN) anunciou sua desistência da pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Norte para apoiar a campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL), numa movimentação estratégica focada no eleitorado do Nordeste. Segundo as pesquisas mais recentes, Flávio tem entre 12% e 18% das intenções de voto nessa região, tradicionalmente dominada pelo PT. Ex-ministro do governo Jair Bolsonaro e um dos líderes da oposição no Senado, Marinho decidiu mudar seus planos a pedido do presidente Bolsonaro, que está preso em Brasília e escolheu o filho para concorrer à presidência da República.

Na quarta-feira (21), Marinho declarou que essa decisão resultou em noites mal dormidas, mas que não podia recusar o pedido feito pelo presidente. Ele era a principal aposta do PL para o governo do Rio Grande do Norte, cuja administração é atualmente do PT, e agora vai integrar a pré-campanha de Flávio, colaborando na coordenação da candidatura presidencial. Autoridade importante dentro do bolsonarismo, Marinho disputou em 2023 a presidência do Senado, sendo derrotado por Rodrigo Pacheco (PSD). O senador anunciou que apoiará a pré-candidatura de Álvaro Dias (Republicanos), ex-prefeito de Natal, para o governo do RN.

Flávio Bolsonaro agradeceu o suporte publicamente, destacando Rogério Marinho como um dos políticos mais preparados e competentes do país. Ele afirmou estar ciente de que a decisão do senador poderia causar apreensão entre os apoiadores, mas ressaltou a importância dessa escolha para o Brasil e garantiu que trabalharão juntos em todo o país, beneficiando ainda mais o Rio Grande do Norte.

Quanto ao desempenho eleitoral, a pesquisa Quaest divulgada em janeiro mostra que Flávio Bolsonaro possui intenção de voto entre 12% e 18% no Nordeste, região onde o presidente Lula (PT) mantém forte liderança, com percentuais que variam de 62% a 65%, dependendo dos adversários. A região Nordeste foi decisiva nas duas últimas eleições presidenciais, elegendo candidatos do PT em 2018 e 2022, com apoio maciço que foi fundamental para as vitórias de Fernando Haddad e Lula, respectivamente. Enquanto Jair Bolsonaro venceu em outras regiões em 2018, Lula garantiu sua reeleição em 2022 impulsionado pelo desempenho excepcional no Nordeste, que continua sendo o principal reduto político do PT.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.