João Pessoa 21.13 nuvens dispersas Recife 23.02 nuvens dispersas Natal 22.12 nublado Maceió 22.69 névoa Salvador 23.98 nuvens dispersas Fortaleza 28.07 nublado São Luís 25.11 nublado Teresina 23.87 nublado Aracaju 20.97 nuvens dispersas
FMS inicia recebimento de medicamentos e insumos para emergência na saúde pública de Teresina
6 de fevereiro de 2025 / 17:05
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (6), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina deu início ao recebimento de medicamentos, materiais hospitalares e insumos laboratoriais e odontológicos, visando o abastecimento emergencial da rede pública de saúde da capital. Essa ação é parte de um plano que garantirá suprimentos por um período de 60 dias.

Os primeiros caminhões, provenientes de uma empresa do Ceará, chegaram com as remessas iniciais. A assessoria de comunicação da FMS informou que outras empresas, localizadas em estados como Minas Gerais, Paraná e Piauí, também estão programadas para realizar entregas nos próximos dias.

Fornecedores Selecionados

  • 44 fornecedoras de medicamentos;
  • 42 de materiais hospitalares;
  • 11 de insumos odontológicos;
  • 6 de insumos laboratoriais.

Desde que a capital declarou situação de emergência na saúde em 9 de janeiro deste ano, foi possível realizar contratações emergenciais e requisitar bens e serviços de forma mais ágil. As empresas foram convocadas a apresentar propostas para o abastecimento emergencial uma semana após a declaração, em 16 de janeiro.

O presidente da FMS, Charles da Silveira, destacou que os medicamentos mais críticos em falta incluem antibióticos, antivirais, analgésicos e anestésicos. Ele mencionou que, embora medidas paliativas, como empréstimos de hospitais parceiros, tenham sido adotadas, essas ações não foram suficientes para atender à demanda.

“Esse abastecimento será regularizado por 60 dias e estamos trabalhando para garantir esses insumos de forma permanente, com planejamento e abertura de processo licitatório”, afirmou Silveira.

A crise na saúde municipal impacta diretamente 92 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dez hospitais, três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quatro maternidades, sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), dois Centros de Especialidade Odontológica (CEOs) e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), além do Laboratório Raul Bacelar.