João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Foliões comemoram carnaval com tatuagens em homenagem ao Homem da Meia-Noite
11 de janeiro de 2026 / 18:30
Foto: Reprodução

Em Olinda, no Grande Recife, foliões apaixonados pelo Homem da Meia-Noite se reuniram no último sábado (10) para a segunda edição do evento “Paixão à Flor da Pele”. Diferente dos tradicionais encontros de carnaval embalados por orquestras de frevo, esse encontro foi marcado por tatuagens feitas em homenagem ao famoso calunga, símbolo icônico do carnaval pernambucano. A celebração aconteceu no espaço dedicado ao Homem da Meia-Noite dentro do Shopping Patteo, localizado no bairro de Casa Caiada.

O Homem da Meia-Noite é conhecido por desfilar pontualmente à meia-noite do Sábado de Zé Pereira, dando início às festividades carnavalescas e representando a tradição e a magia da festa de Momo. Entre os presentes ao evento, estava a olindense Flaviane de Lima Costa, moradora do Largo do Amparo, no Sítio Histórico, que fez sua tatuagem há três anos em um gesto simbólico de amor ao calunga, após o término de um relacionamento de 13 anos. Além de participar como foliã, Flaviane também atuará como passista no balé Cia. Brasil por Dança, acompanhando o cortejo do Homem da Meia-Noite durante o carnaval.

Outro folião que manifesta sua paixão cultural através da tatuagem é João Ronaldo de Souza Junior, também morador de Olinda. Com diversos símbolos do carnaval tatuados no braço, incluindo o Galo da Madrugada e o caboclo de lança, sua tatuagem do Homem da Meia-Noite representa uma tradição familiar que ele mantém viva ao levar sua filha para assistir ao desfile que seu pai o levou quando criança.

Lígia Constantino possui também uma história afetiva com o calunga. Sua tatuagem foi feita pela filha, Liliane Arruda, que iniciou sua carreira como tatuadora há 16 anos. Apesar das dificuldades e do desconforto enfrentados durante o processo, Lígia valoriza sua tatuagem como um presente especial, símbolo do amor e da conexão familiar.

O desfile do Homem da Meia-Noite em 2026 terá o tema “Tambores Silenciosos”, homenageando a ancestralidade afro-brasileira e a força dos maracatus, em especial figuras e grupos como Mãe Beth de Oxum, Siba, Maciel Salú, o Grupo Bongar e o Maracatu Nação Pernambuco, que é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O desfile está programado para ocorrer entre os dias 14 e 15 de fevereiro, à meia-noite, no Largo do Bonsucesso.

O presidente do Homem da Meia-Noite, Adolpho Alves, destacou a importância do crescimento do evento “Paixão à Flor da Pele”, salientando que, enquanto na primeira edição houve apenas oito participantes, nesta segunda edição foram 70 inscritos, refletindo a força do bloco além do período carnavalesco. Ele também ressaltou o papel do encontro no combate ao preconceito contra pessoas tatuadas, compartilhando uma experiência pessoal de resistência familiar diante das tatuagens de seu filho.

Adolpho reforçou que as tatuagens carregam memórias, afetividade, ancestralidade e sentimentos, e que expressar essas histórias na pele merece ser valorizado e exaltado, missão que o Homem da Meia-Noite tem assumido através deste evento.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.