João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Força Nacional é deslocada para aumentar a segurança em regiões de conflitos indígenas na Bahia
17 de abril de 2025 / 12:27
Foto: Divulgação

O Governo da Bahia anunciou nesta quinta-feira (17) o envio de equipes da Força Nacional de Segurança Pública para o extremo sul do estado, visando reforçar a segurança em áreas onde ocorrem conflitos entre indígenas e fazendeiros. A decisão foi divulgada a dois dias do Dia dos Povos Indígenas, data que celebra a cultura e os direitos dos povos nativos.

Esse anúncio surge apenas onze dias após a morte de João Celestino Lima Filho, de 50 anos, que foi baleado em um confronto fundiário em uma fazenda na cidade de Prado, ocorrida em 6 de abril. De acordo com informações da polícia, aproximadamente 20 indígenas da Aldeia Reserva dos Quatis, parte do território Comexatibá, invadiram a propriedade com a intenção de retomar a área.

Além disso, um grupo de jovens que se identificou como parte do Território Indígena Pataxó de Comexatibá ocupou a entrada do Parque Nacional do Descobrimento, também em Prado. Eles permaneceram no local por cerca de 20 dias, reivindicando a homologação da terra indígena Comexatibá, que está em disputa judicial há vários anos.

Na nota oficial enviada à imprensa, o Governo do Estado destacou que a decisão de enviar a Força Nacional foi baseada em uma recomendação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio do Ministério dos Povos Indígenas e do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA).