
O governador Rafael Fonteles participou, na última sexta-feira (5), em Teresina, da cerimônia de formatura de 65 guardas civis municipais de diversas cidades do Piauí e do Maranhão, incluindo Acauã, Barra D’Alcântara, Barras, Beneditinos, Luzilândia, Pedro II, União e Timon (MA). A capacitação começou em setembro e ocorreu na Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol), reforçando o compromisso com a integração das forças de segurança do estado e o fortalecimento das guardas municipais.
Para o governador, a iniciativa visa incentivar, cada vez mais, a implantação e o fortalecimento das guardas municipais de forma integrada com as polícias estaduais. “Queremos estimular os prefeitos a adotarem essa política de segurança pública municipal, em sintonia com o Estado. A formação dos guardas, realizada pela Secretaria de Segurança Pública, é um dos pilares desse pacto. Nosso governo, com toda a expertise das forças de segurança, capacitará esses profissionais para atuarem em conjunto com as polícias estaduais”, destacou Fonteles.
A diretora da Academia de Polícia Civil do Piauí, delegada Anamelka Albuquerque, reforçou a importância histórica da formação. Ela salientou que foi a primeira capacitação conjunta envolvendo guardas municipais de vários municípios do estado, alinhada aos padrões da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Segundo a gestora, essa integração contribui para o fortalecimento da parceria entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, além de colaborar para a redução da criminalidade.
O prefeito de Timon, Rafael Brito, agradeceu o apoio recebido pelo Governo do Piauí e ressaltou que a segurança pública é prioridade em sua administração. Ele destacou a importância da cooperação entre sua cidade e a região metropolitana de Teresina para o trabalho integrado das forças de segurança. “A pauta da segurança pública é comum a todas as cidades de médio e grande porte. Timon não é diferente, principalmente por estar próxima a Teresina, e as forças precisam atuar de forma conjunta. Sou grato ao governador Rafael e ao secretário Chico Lucas pelo suporte e pela capacitação da Guarda Municipal”, afirmou.
Os formandos foram divididos em duas turmas, com 34 e 31 alunos respectivamente, e receberam treinamento fundamentado na matriz curricular nacional da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp). O curso foi possível graças a termos de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e as prefeituras envolvidas.
O guarda Francisco Barroso, de Pedro II, destacou o ganho de conhecimento e a melhoria no trabalho que a capacitação proporcionará. “Em Pedro II, já atuamos com a Guarda Municipal há nove anos e conseguimos aprender muito. Isso vai beneficiar diretamente a população, que passará a contar com profissionais muito mais capacitados para trabalhar em conjunto com as outras forças de segurança”, comentou.
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles anunciou que, além da formação, os municípios que aderirem ao programa de capacitação receberão apoio adicional com armamentos e viaturas, fortalecendo a atuação das guardas municipais. “Queremos que mais municípios invistam nas guardas municipais. A cooperação com as forças estaduais é fundamental para ampliar a proteção à população. Além da qualificação, o Governo do Piauí fornecerá equipamentos e viaturas para dar suporte à atuação das guardas”, concluiu.