João Pessoa 28.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 26.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nuvens dispersas Fortaleza 29.07 algumas nuvens São Luís 27.11 trovoadas Teresina 30.84 céu limpo Aracaju 27.97 céu limpo
Fortaleza é palco de impressionante tempestade de raios à noite
28 de fevereiro de 2025 / 12:42
Foto: Reprodução

As fortes chuvas que atingiram o Ceará nos últimos dias resultaram em mais de 9 mil descargas atmosféricas, com Fortaleza e sua Região Metropolitana registrando pelo menos 1,4 mil raios entre quinta-feira (27) e sexta-feira (28). Segundo dados da Enel, o total de raios em todo o estado já ultrapassa 75 mil em 2025.

Os efeitos das chuvas intensas foram severos, causando alagamentos em várias áreas, incluindo vias públicas, residências e até um hospital em Fortaleza. Moradores do Bairro Montese conseguiram registrar imagens de raios durante a tempestade.

Precipitação e Alerta Meteorológico

Fortaleza foi a cidade que mais recebeu chuvas no Ceará, com um total de 126 milímetros entre as 7h de ontem e as 7h de hoje. Outras cidades também enfrentaram chuvas significativas, como Maranguape e Beberibe, que registraram 120 milímetros cada, além de mais 101 municípios afetados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para chuvas intensas, classificando a situação como de grande perigo para 72 cidades do estado. O alerta, que começou na manhã de sexta-feira (28), se estenderá até as 10h deste sábado (1°). Os riscos incluem danos a edificações, interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores, descargas elétricas, alagamentos e complicações no transporte rodoviário.

As áreas mais impactadas incluem o Norte e Noroeste Cearense, a Região Metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe e Sertões Cearenses.

Orientações de Segurança

O Inmet recomenda algumas precauções para a população:

  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
  • Em caso de enxurradas, proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
  • Se a situação de perigo for confirmada, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.