
A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta segunda-feira (21), o lançamento do programa Pacto pela Segurança Cidadã, que tem como objetivo estabelecer pelotões da Guarda Municipal em todas as 12 regionais da capital cearense. A iniciativa visa aumentar a presença dos guardas nas comunidades, promovendo maior segurança e interação com os cidadãos.
Além da criação dos pelotões, o programa também contempla a formação de quatro coordenadorias regionais dentro da Guarda Municipal, incluindo a nova Coordenadoria da Proteção Comunitária, que será responsável pela segurança de escolas e grupos vulneráveis.
De acordo com a prefeitura, cada coordenadoria ficará encarregada de quatro regionais, garantindo cobertura total do território de Fortaleza. Cada regional contará com uma base móvel (van) e três motocicletas, e os agentes terão a permissão para portar armas de fogo.
“[Os guardas] vão reforçar a atuação da Guarda Municipal no que diz respeito à presença ostensiva, segurança urbana e à criação de vínculos com as pessoas”, destacou o secretário de Segurança Cidadã de Fortaleza, Márcio de Oliveira.
O programa também inclui a formação de novos profissionais. No dia 17 de julho, foi formada a primeira turma do Curso de Prevenção e Guarda Comunitária. Os servidores que concluírem o curso atuarão nas 12 regionais da cidade.
Em fevereiro deste ano, o prefeito Evandro Leitão anunciou a autorização para que todos os guardas municipais de Fortaleza pudessem utilizar armas de fogo, desde que passassem por treinamento prévio. A entrega das armas será realizada de forma gradual. Durante a cerimônia de lançamento dos pelotões, o prefeito informou que a Guarda Municipal recebeu mais 450 armas, reforçando a estrutura de segurança da cidade.