João Pessoa 29.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 26.12 nublado Maceió 26.69 nublado Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 30.07 algumas nuvens São Luís 29.11 nublado Teresina 29.84 céu limpo Aracaju 25.97 algumas nuvens
Fortaleza implementa programa de pelotões da Guarda Municipal em suas regionais
22 de julho de 2025 / 09:39
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta segunda-feira (21), o lançamento do programa Pacto pela Segurança Cidadã, que tem como objetivo estabelecer pelotões da Guarda Municipal em todas as 12 regionais da capital cearense. A iniciativa visa aumentar a presença dos guardas nas comunidades, promovendo maior segurança e interação com os cidadãos.

Além da criação dos pelotões, o programa também contempla a formação de quatro coordenadorias regionais dentro da Guarda Municipal, incluindo a nova Coordenadoria da Proteção Comunitária, que será responsável pela segurança de escolas e grupos vulneráveis.

De acordo com a prefeitura, cada coordenadoria ficará encarregada de quatro regionais, garantindo cobertura total do território de Fortaleza. Cada regional contará com uma base móvel (van) e três motocicletas, e os agentes terão a permissão para portar armas de fogo.

“[Os guardas] vão reforçar a atuação da Guarda Municipal no que diz respeito à presença ostensiva, segurança urbana e à criação de vínculos com as pessoas”, destacou o secretário de Segurança Cidadã de Fortaleza, Márcio de Oliveira.

O programa também inclui a formação de novos profissionais. No dia 17 de julho, foi formada a primeira turma do Curso de Prevenção e Guarda Comunitária. Os servidores que concluírem o curso atuarão nas 12 regionais da cidade.

Em fevereiro deste ano, o prefeito Evandro Leitão anunciou a autorização para que todos os guardas municipais de Fortaleza pudessem utilizar armas de fogo, desde que passassem por treinamento prévio. A entrega das armas será realizada de forma gradual. Durante a cerimônia de lançamento dos pelotões, o prefeito informou que a Guarda Municipal recebeu mais 450 armas, reforçando a estrutura de segurança da cidade.