João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Fortaleza realiza 3º Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado
28 de novembro de 2025 / 17:37
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza realiza 3º Dia D de vacinação de Vacinação Antirrábica 2025. Esta ação contará com 61 pontos de vacinação distribuídos nas Regionais de Saúde 1, 3 e 5, mobilizando mais de 600 profissionais de saúde.

O principal objetivo da campanha é aumentar a imunização de cães e gatos contra a raiva, uma doença letal que pode ser transmitida aos seres humanos. Apesar de Fortaleza não registrar casos humanos da doença há mais de 20 anos, ainda são encontrados episódios de raiva em animais silvestres, como saguis e morcegos, além de felinos que vivem nas ruas.

Locais de vacinação do 3º Dia D

A campanha de vacinação antirrábica, que começou em outubro, terá um total de quatro Dias D, sendo o último programado para 6 de dezembro, abrangendo as Regionais de Saúde 2, 4 e 6. Até o momento, mais de 305 mil animais já foram vacinados, somando as doses aplicadas nos dois primeiros Dias D e em outras iniciativas realizadas ao longo do ano.

A meta da Prefeitura é imunizar cerca de 400 mil animais até o término da campanha. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta nacional é vacinar 80% da população canina. Fortaleza já alcançou 66% desse objetivo, com 193.124 cães vacinados até agora.

Pontos de vacinação

Além dos pontos de vacinação itinerantes, a campanha oferece nove locais permanentes, que incluem oito boxes de zoonoses, funcionando de segunda a sexta-feira, e o Centro de Controle de Zoonoses, que está aberto diariamente, inclusive aos finais de semana.

Os cães e gatos devem ser vacinados a partir de três meses de idade. Fêmeas prenhas e animais doentes ou em recuperação não devem receber a vacina. A SMS recomenda que os tutores busquem o ponto de vacinação mais próximo para garantir a proteção de seus animais e da comunidade.