Com uma população de 2,4 milhões de habitantes, conforme os registros feitos pelo Censo Demográfico 2022, cujos detalhamentos seguem sendo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fortaleza alcançou a posição de quarta cidade mais populosa do Brasil. Nesta semana, o IBGE divulgou a distribuição desses moradores pelos bairros e evidenciou que na Capital bairros superpopulosos chegam a ter, de modo isolado, mais moradores do que diversas cidades do interior do Ceará juntas.
Em Fortaleza, o Jangurussu é o bairro com o maior número de habitantes com 70.651 pessoas, seguido pela Barra do Ceará (63.477 residentes); Granja Lisboa (63.420 residentes) e Mondubim (62.440). Esses quatro bairros, pelo referencial brasileiro que define o porte dos municípios, seriam capazes de abrigar ao menos 3 cidades de “pequeno porte 1” cada um deles, já que essa nomenclatura se refere aquelas cidades que têm população de até 20 mil pessoas.
Outros três bairros de Fortaleza: Passaré (54.870); José Walter (53.455) e Vila Velha (52.881) de modo isolado têm populações equivalentes aos marcos normativos de municípios de “pequeno porte 2”, aqueles cuja classificação vai de 20 mil a 50 mil moradores.
Mas, na prática, como no Ceará há cidades do interior que têm populações bem inferiores a esses limites, os quatro maiores bairros de Fortaleza, constatados pelo Censo de 2022, de modo isolado têm população superior a 10 municípios juntos.