João Pessoa 23.13 céu limpo Recife 23.02 céu limpo Natal 24.12 céu limpo Maceió 22.69 algumas nuvens Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 algumas nuvens Teresina 28.84 céu limpo Aracaju 24.97 algumas nuvens
Fraudes no Auxílio Emergencial: Polícia Federal realiza prisões e apreensões no Maranhão e Piauí
28 de novembro de 2024 / 22:09
Foto: Divulgação

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (28), a Operação Bazófia, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de fraudes envolvendo o Auxílio Emergencial e operações bancárias contra a Caixa Econômica Federal. Outros crimes relacionados também estão sendo investigados.

Cerca de 90 agentes participaram da operação, cumprindo ordens de prisão e busca nas cidades de Bacabal e Teresina (PI).

De acordo com as investigações, o grupo acessava contas de beneficiários do Auxílio Emergencial e usava o dinheiro para pagar boletos e realizar transferências, enviando os valores para contas de terceiros, chamadas de “laranjas”. O dinheiro era então sacado ou usado em outras fraudes. Além disso, o grupo utilizava empresas de fachada para disfarçar a origem do dinheiro, comprando bens de alto valor.

Ainda não foi possível calcular todo o prejuízo causado, mas as autoridades consideram que os valores desviados são altos, dado o padrão de vida dos envolvidos, que ostentavam carros de luxo e outros bens caros.

Os suspeitos podem ser responsabilizados por diversos crimes, como organização criminosa, furtos qualificados, lavagem de dinheiro e uso indevido de dispositivos eletrônicos.

A operação recebeu o nome de Bazófia, em referência à ostentação dos suspeitos nas redes sociais, e faz parte de uma ação nacional para combater fraudes desse tipo.