O Ceará apresenta uma probabilidade de 45% de registrar chuvas dentro da média entre os meses de fevereiro e abril, conforme o prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta quarta-feira (22), em Fortaleza.
Além disso, a previsão aponta 35% de chance de chuvas abaixo da média e 20% acima da média para o mesmo período. O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, explicou que o aquecimento do Atlântico Tropical é o principal fator que influencia essas previsões.
“Percebemos um aquecimento na zona equatorial do Atlântico e também no Atlântico Norte. Isso resultou em uma maior probabilidade de chuvas normais ou acima da normalidade para a região Centro-Norte do estado, enquanto a categoria abaixo da média é mais provável para o Centro-Sul”, afirmou Martins.
É importante ressaltar que o prognóstico se refere a uma tendência média do volume acumulado de chuvas ao longo do trimestre, e não a cada mês individualmente.
A Funceme também apresentou dados sobre a quantidade de chuvas esperadas em cada região para que os acumulados fiquem dentro da média.
Previsão de chuvas por região:
- Centro-Norte: probabilidade de chuvas normais ou acima da média.
- Centro-Sul: probabilidade de chuvas abaixo da média.
Conforme o presidente da Funceme, o Ceará teve um volume de chuvas cerca de 13% a 14% acima da média no último mês, que é em torno de 98 milímetros. Um dos destaques foi o dia 15 de janeiro, quando o estado registrou 62,2 milímetros de precipitação.