João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Funceme prevê chuvas no Ceará dentro da média histórica entre fevereiro e abril
22 de janeiro de 2025 / 14:47
Foto: Divulgação

O Ceará apresenta uma probabilidade de 45% de registrar chuvas dentro da média entre os meses de fevereiro e abril, conforme o prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta quarta-feira (22), em Fortaleza.

Além disso, a previsão aponta 35% de chance de chuvas abaixo da média e 20% acima da média para o mesmo período. O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, explicou que o aquecimento do Atlântico Tropical é o principal fator que influencia essas previsões.

“Percebemos um aquecimento na zona equatorial do Atlântico e também no Atlântico Norte. Isso resultou em uma maior probabilidade de chuvas normais ou acima da normalidade para a região Centro-Norte do estado, enquanto a categoria abaixo da média é mais provável para o Centro-Sul”, afirmou Martins.

É importante ressaltar que o prognóstico se refere a uma tendência média do volume acumulado de chuvas ao longo do trimestre, e não a cada mês individualmente.

A Funceme também apresentou dados sobre a quantidade de chuvas esperadas em cada região para que os acumulados fiquem dentro da média.

Previsão de chuvas por região:

  • Centro-Norte: probabilidade de chuvas normais ou acima da média.
  • Centro-Sul: probabilidade de chuvas abaixo da média.

Conforme o presidente da Funceme, o Ceará teve um volume de chuvas cerca de 13% a 14% acima da média no último mês, que é em torno de 98 milímetros. Um dos destaques foi o dia 15 de janeiro, quando o estado registrou 62,2 milímetros de precipitação.