João Pessoa 23.13 céu limpo Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 24.12 nuvens dispersas Maceió 20.69 algumas nuvens Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 26.07 céu limpo São Luís 27.11 céu limpo Teresina 30.84 céu limpo Aracaju 24.97 algumas nuvens
Galo Gigante do carnaval do Recife será o maior da história, feito com 20 mil garrafas PET recicladas
11 de fevereiro de 2025 / 16:20
Foto: Divulgação

O Galo Gigante, uma das principais tradições do carnaval do Recife, promete ser o mais alto da sua história neste ano. Com uma impressionante altura de 34 metros, a escultura, que homenageia o Galo da Madrugada, será instalada na Ponte Duarte Coelho, localizada no bairro da Boa Vista. Essa nova versão supera em seis metros a altura do galo anterior, que tinha 28 metros, conforme anunciado pelo multiartista Leopoldo Nóbrega, responsável pela criação da alegoria.

Neste carnaval, a sustentabilidade é o foco central da produção do Galo Gigante. A escultura será confeccionada com a utilização de 20 mil garrafas PET de dois litros, que poderão ser doadas pela população em mais de 130 pontos de entrega voluntária disponibilizados pela prefeitura.

Leopoldo Nóbrega enfatizou a importância da colaboração da sociedade na coleta do material: “Esse ano, o galo vai estar um pouquinho mais alto que nos outros anos, vai ser o maior galo. A gente vai estar com 34 metros de altura, então, haja garrafa PET para a gente trabalhar esse gigante. Ainda estamos nesse caminho e precisamos dessa coleta, dessa parceria com a sociedade, que faça esse descarte correto da garrafa PET. A gente vai usar especialmente as garrafas de dois litros, mas pode doar tudo, porque esse material vai ser devolvido para as cooperativas”.

Além do Galo Gigante, o Galo da Madrugada, o principal bloco do carnaval pernambucano, firmou uma parceria com dez cooperativas de catadores para coletar os resíduos gerados durante o desfile, que ocorrerá no dia 1º de março, Sábado de Zé Pereira. Uma das inovações deste ano é a criação de uma Ala dos Catadores, que será responsável por coletar materiais recicláveis enquanto desfilam.

Os catadores autônomos também terão maior acesso ao evento, devendo se cadastrar na Central de Reciclagem do carnaval do Recife, localizada no prédio do CadÚnico, no bairro de Santo Amaro.

“No prédio do CadÚnico aqui do Recife tem um trailer do Conexão Cidadão. O catador chega, precisa levar alguma documentação, como o RG ou CPF, mas se não tiver também não tem problema. A gente já encaminha lá mesmo para retirar essa documentação, para fazer registro para ter acesso a outros benefícios. A vantagem é, além de receber o EPI antecipadamente, a gente vai ter uma dimensão do que é possível de fazer a mais com o catador e, além disso, ele vai poder comercializar por um valor muito mais atrativo”, explicou Daniel Pernambucano, coordenador da Central de Reciclagem.