João Pessoa 24.13 nuvens dispersas Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 23.69 nuvens dispersas Salvador 25.98 algumas nuvens Fortaleza 27.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 céu limpo Teresina 31.84 nublado Aracaju 25.97 nuvens dispersas
Globo lança concurso de reportagens para universitários com prêmios de R$ 10 mil
26 de setembro de 2025 / 17:56
Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a edição Nordeste da Academia LED – Jornalismo Globo na Universidade. Este projeto, promovido pelo Movimento LED, uma parceria entre a Globo e a Fundação Roberto Marinho, visa selecionar 10 estudantes que receberão um prêmio de R$ 10 mil cada, destinado à produção de reportagens autorais. As inscrições poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 31 de outubro, através do site do Movimento LED.

Podem participar estudantes maiores de 18 anos que estejam matriculados em cursos de jornalismo, comunicação social com habilitação em jornalismo, estudos de mídia ou rádio e TV.

O tema desta edição é “Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa”, e os participantes deverão propor pautas que evidenciem soluções criativas, inteligência coletiva e iniciativas locais que sirvam de inspiração para o Brasil. A seleção ocorrerá em quatro etapas, incluindo uma avaliação técnica e uma banca composta por profissionais da Globo.

Para se inscrever, os candidatos devem preencher um formulário e enviar os seguintes documentos:

  • Uma descrição da pauta (até 2.000 caracteres) relacionada ao tema ‘Inovação nas cidades: Onde o Nordeste se reinventa’;
  • Um vídeo de até 1 minuto apresentando a proposta;
  • Hipóteses a investigar e fontes previstas;
  • Referências de base para a apuração;
  • Indicação do formato (texto, vídeo, podcast, etc.);
  • Documento que comprove o vínculo acadêmico.

Os selecionados para o projeto terão a oportunidade de participar de uma imersão de uma semana na redação da Globo, além de mais três dias em uma afiliada local. Os conteúdos produzidos serão publicados nas plataformas da Globo.

Recentemente, a Academia LED promoveu uma série de aulas abertas em três capitais nordestinas: Recife, Salvador e Fortaleza. Esses encontros, que marcaram o início das atividades que antecedem o lançamento do novo edital voltado ao jornalismo local e à inovação nas cidades, ocorreram em universidades que oferecem o curso de Jornalismo e contaram com a presença de jornalistas da Globo e convidados especiais.

Em Salvador, a aula foi realizada no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na quinta-feira (25), com apoio institucional da Rede Bahia. O evento contou com a participação dos jornalistas e apresentadores do telejornal Bahia Meio Dia (BMD), da TV Bahia, Andréa Silva e Vanderson Nascimento, além do repórter investigativo da TV Globo, Mauricio Ferraz. Durante a aula, eles entrevistaram Jaqueline Goes, biomédica, professora e pesquisadora que se destacou no combate à COVID-19 ao liderar o sequenciamento do genoma do coronavírus no Brasil.