João Pessoa 24.13 algumas nuvens Recife 26.02 nublado Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 nuvens dispersas Fortaleza 26.07 nublado São Luís 26.11 algumas nuvens Teresina 26.84 céu limpo Aracaju 25.97 nublado
Governadores se reúnem na COP Nordeste e firmam compromissos históricos
17 de setembro de 2025 / 20:04
Foto: Divulgação

A cidade de Fortaleza (CE) será palco, nesta quarta-feira (17), de um encontro histórico que reúne os governadores e governadoras dos nove estados nordestinos. O evento faz parte da COP Nordeste, iniciativa inédita que busca consolidar uma agenda regional de desenvolvimento sustentável e transformação ecológica justa.

COP Nordeste: fortalecimento de compromissos internacionais

A programação tem início às 18h, no Centro de Eventos do Ceará, com a presença confirmada de líderes políticos, representantes de organismos internacionais e do setor produtivo. Entre as autoridades estão o governador do Ceará, Elmano de Freitas, anfitrião do encontro. Além dele, os governadores Rafael Fonteles (PI), presidente do Consórcio Nordeste, Jerônimo Rodrigues (BA) e Paulo Dantas (AL). E ainda: Fátima Bezerra (RN) e Fábio Mitidieri (SE). Também participam os vices-governadores Lucas Ribeiro (PB) e Priscila Krause (PE).

Um dos destaques da noite será o anúncio dos resultados da Chamada Nordeste, iniciativa do governo federal que prevê investimentos de R$ 10 bilhões em projetos de inovação, reindustrialização e fortalecimento da economia regional, dentro da política da Nova Indústria Brasil (NIB). O anúncio contará com a participação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, por videoconferência, além de representantes do Banco do Nordeste (BNB), Sudene, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Finep.

Assinatura de declarações estratégicas

Além dos anúncios financeiros, a COP Nordeste será marcada pela assinatura de importantes documentos internacionais:

  • Declaração Conjunta com a ONU Desertificação (UNCCD), fortalecendo ações contra a desertificação e os impactos da seca no Semiárido;
  • Declaração de Fortaleza pelas Renováveis, firmada com a Global Renewables Alliance, em apoio à meta global 3x Renováveis (3xRE) até 2030, compromisso assumido pelo Brasil na COP28;
  • Carta Compromisso de Transformação Ecológica do Nordeste, que consolida a visão de futuro da região baseada na bioeconomia, energias renováveis e inclusão social.

Ao mesmo tempo, a atividade contará ainda com a participação de representantes do Ministério da Fazenda, da Open Society Foundations e da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). Desse modo, reforça a articulação entre governos, sociedade civil e parceiros internacionais.

A importância da COP Nordeste

A COP Nordeste, realizada em paralelo à 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), marca um passo decisivo para que a região apresente uma agenda unificada na COP30, prevista para novembro, em Belém (PA).

De acordo com os organizadores, o objetivo é debater políticas públicas alinhadas à realidade do Semiárido, fortalecendo a cooperação internacional e atraindo investimentos sustentáveis. Dessa forma, a iniciativa posiciona o Nordeste como protagonista nas discussões globais sobre clima, inovação e desenvolvimento justo.