João Pessoa 27.13 nuvens dispersas Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 27.12 nublado Maceió 25.69 névoa Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 29.11 algumas nuvens Teresina 36.84 nuvens dispersas Aracaju 25.97 nuvens dispersas
Governo anuncia atualização do mapa de limites entre Aracaju e São Cristóvão para 2026
30 de agosto de 2025 / 11:03
Foto: Divulgação

O governo do estado anunciou que o mapa com o novo limite territorial entre os municípios de Aracaju e São Cristóvão será atualizado até o final do primeiro semestre de 2026. A decisão, que foi comunicada na última sexta-feira (29), é resultado de uma determinação judicial.

O novo limite foi estabelecido no ano passado, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ratificar uma sentença da Justiça Federal de Sergipe, datada de 2012. Essa sentença declarou inconstitucional a fixação de novos limites territoriais em Aracaju, realizada em 1989, sem a devida consulta à população afetada.

Embora a decisão tenha sido favorável a São Cristóvão, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não procedeu com a atualização do mapa, pois aguarda que o governo do estado finalize o novo traçado.

Entenda a mudança

O ajuste territorial entre Aracaju e São Cristóvão implica na devolução de aproximadamente 11% do território de Aracaju para São Cristóvão. Essa alteração começa no bairro Mosqueiro e se estende até a área de expansão do Conjunto Santa Lúcia, localizado no Bairro Jabotiana.

As implicações dessa mudança são significativas, pois resultarão em um aumento no repasse financeiro mensal da União e do estado para São Cristóvão, enquanto Aracaju verá uma redução em seus repasses. Além disso, a Justiça Federal já determinou a suspensão de R$ 220 milhões da outorga da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) que seriam destinados a Aracaju, estabelecendo que esse valor permaneça em conta judiciária até que o IBGE publique a atualização do mapa.