
O governo de Pernambuco anunciou a finalização das obras de recuperação do pátio de aeronaves do Aeroporto de Fernando de Noronha. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) havia estipulado o dia 15 de agosto como prazo limite para a conclusão dos serviços, após incidentes em junho, quando o piso cedeu e dois aviões ficaram atolados.
O primeiro incidente ocorreu em 22 de junho, quando um avião da Azul ficou preso antes da decolagem. No dia 29 do mesmo mês, uma aeronave da Gol também enfrentou o mesmo problema devido à deterioração do asfalto.
Após esses episódios, a Anac impôs restrições às operações no aeroporto, limitando a circulação a apenas uma aeronave por vez e suspendendo pousos e decolagens de jatinhos e aviões de pequeno porte. A agência também alertou que, caso o prazo de recuperação não fosse cumprido, haveria uma redução de 10% no número de voos para a ilha.
A Anac foi questionada sobre a possibilidade de liberar mais aeronaves no pátio e sobre eventuais flexibilizações após a conclusão da obra, mas não forneceu resposta até a última atualização da reportagem.
Obras e Investimentos
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), responsável pela obra, informou que a intervenção faz parte de um conjunto de melhorias estruturais no aeroporto. O objetivo é aumentar a capacidade operacional, garantir mais segurança nas operações e melhorar o atendimento aos passageiros. O investimento total para as obras é estimado em R$ 60 milhões.
Além da recuperação do pátio, as obras incluem a revitalização da pista principal e outros serviços complementares de infraestrutura. A Anac também estabeleceu que todas as intervenções devem ser concluídas até 31 de março de 2026, sob pena de redução de 30% nos pousos e decolagens em Noronha.
Histórico de Problemas
Em outubro de 2022, a Anac já havia proibido a operação de aerojatos em Noronha devido a buracos e fissuras na pista. Como resultado, a Azul passou a operar apenas com aviões menores do modelo ATR, enquanto a Gol suspendeu seus voos para a ilha. Em janeiro de 2023, a Voepass assumiu a rota com aeronaves ATR, mas teve suas operações suspensas em março de 2025 por determinação da Anac.
As obras de requalificação do aeroporto tiveram início em setembro de 2024. Após atrasos, a primeira fase foi concluída em março deste ano, permitindo o retorno de aviões de grande porte à ilha. Esta fase inicial abrangeu a reforma do eixo central da pista, que possui 1.845 metros de extensão.