João Pessoa 21.13 nuvens dispersas Recife 23.02 nublado Natal 23.12 algumas nuvens Maceió 22.69 chuva moderada Salvador 21.98 céu limpo Fortaleza 26.07 nublado São Luís 26.11 algumas nuvens Teresina 27.84 nuvens dispersas Aracaju 21.97 nublado
Governo da Paraíba divulga diretrizes de programa que concede descontos de até 99% em dívidas fiscais
30 de maio de 2025 / 09:52
Foto: Divulgação

A Paraíba lançou um novo programa de parcelamento de dívidas fiscais, que oferece descontos de até 99% em multas e juros. A medida foi oficializada na última quinta-feira (29) através de uma Medida Provisória publicada no Diário Oficial do Estado. Este programa é válido para débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024 e abrange tanto empresas quanto pessoas físicas.

O programa, conhecido como ‘Refis’, não se limita apenas ao ICMS, mas também inclui dívidas não tributárias relacionadas a diversos órgãos, como Procon-PB, Sudema, Agevisa, Empreender, EPC, FDE, IPHAEP, MP-Procon, Sefaz e Tribunal de Contas do Estado. Este é o primeiro parcelamento desse tipo em quatro anos.

As inscrições para o programa poderão ser feitas entre 1º de julho e 15 de agosto, com a homologação ocorrendo após o pagamento da primeira parcela ou da cota única, que deve ser realizada até 29 de agosto.

O Refis permite parcelamentos em até 60 vezes, sendo que o pagamento à vista oferece o maior desconto. Existem também faixas de redução progressiva, dependendo do número de parcelas escolhidas.

Opções de pagamento e desconto do REFIS 2025

Conforme a Medida Provisória, o valor mínimo das parcelas será de 10 UFR-PB para contribuintes com regime normal de apuração e de 5 UFR-PB para os demais casos. Em maio de 2025, cada UFR-PB está fixada em R$ 70,44. Para participar do programa, os contribuintes devem estar em dia com o pagamento do ICMS referente ao ano de 2025.

O secretário da Fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano, destacou a importância do Refis, afirmando: “O aumento dos juros no Brasil, além de prejudicar as empresas, encarece o juro e o preço ao consumidor final, reduzindo a demanda e vendas. A necessidade do Refis este ano é clara. O que nós queremos é que as empresas paraibanas estejam regularizadas e tenham estabilidade financeira, para que possam manter empregos e gerar novas oportunidades.”