João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Governo da Paraíba edita duas medidas provisórias para substituir bolsa de desempenho de servidores
26 de novembro de 2025 / 19:40
Foto: Divulgação

O Governo da Paraíba anunciou a edição de duas Medidas Provisórias na Paraíba que visam substituir a “bolsa desempenho”, considerada inconstitucional pela Justiça do estado em setembro. As novas medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE-PB) nesta quarta-feira (26).

As Medidas provisórias na Paraíba introduzem a Parcela Provisória de Incorporação (PPI) e a Parcela Própria de Remuneração (PPR), que funcionam como gratificações financeiras destinadas a diversas categorias de servidores estaduais, incluindo:

  • Profissionais da Educação
  • Policiais militares e bombeiros militares
  • Policiais civis
  • Policiais penais
  • Fiscais tributários

As medidas já estão em vigor desde a publicação oficial e terão efeitos retroativos a 1º de novembro de 2025. Contudo, ainda precisam ser aprovadas pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) dentro de um prazo de 120 dias.

A PPI será paga temporariamente, com validade até 1º de junho de 2026 para os profissionais da Educação e até 1º de janeiro de 2026 para as demais categorias. Por outro lado, a PPR se aplica a professores contratados “por excepcional interesse público” e servidores que atuam em atividades pedagógicas, também com caráter temporário até 1º de junho de 2026. O valor fixo para os pagamentos da PPR será de R$ 380.

Critérios de Pagamento

No que se refere ao PPI, a parcela destinada aos professores e servidores de suporte pedagógico dependerá de critérios de desempenho que serão definidos por uma portaria específica. Para os profissionais da Segurança Pública, como policiais civis, militares e penais, o direito ao benefício está condicionado à obtenção de, no mínimo, 30 pontos em uma avaliação mensal de desempenho.

Na área fiscal, a PPI estará atrelada ao cumprimento de metas de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tanto em nível institucional quanto individual.