João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Governo da PB inaugura centro operacional para resposta mais rápida na falta de água
20 de fevereiro de 2026 / 07:02
Foto: Divulgação

Com o objetivo de melhorar o abastecimento de água na Grande João Pessoa, o Governo da Paraíba inaugurou, na última quinta-feira (19), o novo Centro Operacional e de Automação do Sistema Integrado de Abastecimento. Localizado na Estação de Marés, às margens da BR-101, o centro foi implantado para ampliar a capacidade de resposta diante dos frequentes problemas de falta d’água na região metropolitana, que abrange cidades como João Pessoa, Bayeux e Cabedelo.

O investimento totalizou R$ 28 milhões e espera-se que beneficie cerca de 1 milhão de moradores. O governador João Azevêdo destacou que o novo centro proporcionará uma resposta muito mais ágil ao lidar com eventuais falhas no sistema de abastecimento. Ele afirmou que, embora seja um sistema antigo e que por vezes ocorram rompimentos em tubulações na cidade, a estrutura ampliará significativamente a eficiência no atendimento aos bairros afetados.

Marcus Vinícius Neves, diretor-presidente da Cagepa, explicou que o centro integrará todas as informações da Região Metropolitana, incluindo controle dos níveis dos reservatórios, monitoramento da quantidade e pressão da água, além de identificar onde a água está sendo distribuída. O equipamento permitirá o acompanhamento em tempo real das condições do sistema e facilitará o envio imediato de equipes para manutenção em caso de ocorrências.

Além disso, o sistema monitora parâmetros essenciais de qualidade da água, como pH, cloro residual e turbidez, garantindo respostas rápidas a possíveis problemas. Também utiliza dados históricos e em tempo real para prever a demanda, gerir reservatórios e otimizar o uso de produtos químicos. Segundo a Cagepa, esse avanço tecnológico poderá reduzir custos operacionais, com previsão de baixar em até 30% o consumo de energia, e prolongar a vida útil dos equipamentos. O centro ainda conta com telemetria para medição remota, geração automática de relatórios e suporte para decisões baseadas em dados.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.