
O governo de Pernambuco anunciou a abertura de mais 1.788 vagas no programa Mães de Pernambuco, que oferece um auxílio de R$ 300 para mulheres em situação de baixa renda. Para participar, é necessário estar inscrita no Bolsa Família, e as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de agosto, exclusivamente pela internet.
Desde seu lançamento em março, o programa já beneficiou mais de 128 mil mulheres. O pagamento do auxílio será liberado no dia 5 de setembro para as selecionadas. A escolha das beneficiárias será feita com base em um ranking gerado a partir dos dados do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, levando em consideração fatores que indicam maior vulnerabilidade social.
No momento da inscrição, ao informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento, as mulheres poderão saber imediatamente se foram contempladas ou qual a sua posição na lista de espera.
Critérios para inscrição
As mulheres que desejam se inscrever no programa Mães de Pernambuco devem atender aos seguintes requisitos:
- Ser responsável familiar;
- Morar em Pernambuco;
- Receber Bolsa Família, com dados do CadÚnico atualizados;
- Estar gestante ou ser mãe ou responsável por criança de até 6 anos;
- Não ter emprego formal.
Como se inscrever
Para realizar a inscrição, as interessadas devem:
- Acessar o site do programa e informar o NIS e a data de nascimento;
- O sistema informará automaticamente se a mulher está elegível e se há vagas disponíveis. Caso positivo, basta confirmar o interesse em participar. Se não houver vagas, a candidata será informada sobre sua posição na fila de espera;
- Os cartões para recebimento do benefício serão entregues na residência das beneficiadas. Se não forem recebidos, o valor pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal, mediante apresentação de documento com foto;
- O valor também pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, as interessadas podem entrar em contato com a Ouvidoria Social pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou pelo telefone gratuito 0800.081.4421, informando nome completo, CPF e NIS.