
Uma obra emergencial foi realizada no Aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco, na segunda-feira (30), após o asfalto ceder duas vezes em uma semana. A intervenção se tornou necessária depois que um avião da Gol atolou no pátio de estacionamento no domingo (29). Problemas semelhantes já haviam ocorrido anteriormente, como o atolamento de uma aeronave da Azul no dia 22 de junho, pouco antes de sua decolagem.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), responsável pela obra, foi contatada para fornecer mais detalhes, mas até o fechamento desta reportagem não houve retorno. A concessionária Dix Aeroportos informou que a obra emergencial foi concluída.
É importante destacar que essa intervenção não substitui a obra planejada para o pátio, que está programada para iniciar no dia 15 de julho. Os materiais necessários para a manutenção estavam a bordo do navio Harmonia, que naufragou há duas semanas, e a Semobi está em busca de alternativas para enviar novos insumos à ilha.
Histórico de Problemas no Aeroporto
O pátio do aeroporto de Fernando de Noronha enfrenta problemas sérios, com asfalto que possui 30 anos, fissuras e infiltrações que têm causado atolamentos frequentes. Em outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a operação de aerojatos na ilha devido às condições precárias da pista. Como resultado, a Azul começou a operar com aeronaves menores do modelo ATR, enquanto a Gol suspendeu seus voos para a ilha.
Em janeiro de 2023, a Voepass assumiu a rota, também utilizando aeronaves ATR, mas teve suas operações suspensas em março de 2025 por decisão da Anac.
A requalificação do aeroporto, que teve início em setembro de 2024, está orçada em R$ 60 milhões. Após alguns atrasos, a primeira etapa da obra foi finalizada em março deste ano, permitindo o retorno de aviões de grande porte à ilha. O serviço está sendo executado pela Semobi e inclui a reforma do eixo central da pista, que possui 1.845 metros de extensão.