
O governo do estado de Sergipe anunciou a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), que promete gerar aproximadamente 1.400 empregos diretos e indiretos. A informação foi divulgada após uma reunião com representantes da empresa Engeman, contratada pela Petrobras para gerenciar a retomada das operações.
Além disso, a gestão estadual revelou que a plataforma online GO Sergipe, que atua como intermediadora de mão de obra pelo Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), vinculado à Secretaria do Trabalho e Emprego de Sergipe (Seteem), abrirá cerca de 330 novas vagas.
A expectativa é que a produção de CO2, amônia e ureia na unidade seja reiniciada até o final de 2025. Para isso, a Engeman realizará a manutenção das instalações da planta, que está situada no município de Laranjeiras.
Vale lembrar que a produção na Fafen foi suspensa em março de 2024, quando a unidade estava sob a operação da empresa Unigel. Naquele momento, a multinacional alegou que o preço do gás natural no Brasil era um dos mais altos do mundo, o que inviabilizou a continuidade das atividades.
Outras informações sobre a Fafen
O senador Rogério Carvalho também comentou sobre a retomada das atividades da Petrobras em Sergipe, destacando a importância do projeto para a economia local.