João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Governo de Sergipe projeta criação de 1.400 empregos com a reabertura da Fafen
18 de setembro de 2025 / 19:43
Foto: Divulgação

O governo do estado de Sergipe anunciou a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), que promete gerar aproximadamente 1.400 empregos diretos e indiretos. A informação foi divulgada após uma reunião com representantes da empresa Engeman, contratada pela Petrobras para gerenciar a retomada das operações.

Além disso, a gestão estadual revelou que a plataforma online GO Sergipe, que atua como intermediadora de mão de obra pelo Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), vinculado à Secretaria do Trabalho e Emprego de Sergipe (Seteem), abrirá cerca de 330 novas vagas.

A expectativa é que a produção de CO2, amônia e ureia na unidade seja reiniciada até o final de 2025. Para isso, a Engeman realizará a manutenção das instalações da planta, que está situada no município de Laranjeiras.

Vale lembrar que a produção na Fafen foi suspensa em março de 2024, quando a unidade estava sob a operação da empresa Unigel. Naquele momento, a multinacional alegou que o preço do gás natural no Brasil era um dos mais altos do mundo, o que inviabilizou a continuidade das atividades.

Outras informações sobre a Fafen

O senador Rogério Carvalho também comentou sobre a retomada das atividades da Petrobras em Sergipe, destacando a importância do projeto para a economia local.