João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 algumas nuvens Maceió 25.69 algumas nuvens Salvador 27.98 algumas nuvens Fortaleza 28.07 nublado São Luís 24.11 nublado Teresina 24.84 chuva moderada Aracaju 27.97 algumas nuvens
Governo divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025
31 de dezembro de 2024 / 10:26
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O governo federal divulgou o calendário de feriados e pontos facultativos previstos para 2025. Ao contrário do que aconteceu em 2024, a grande maioria das folgas do ano que vem cai no meio da semana, entre quarta e sexta-feira. A portaria com a lista de feriados foi divulgada na edição desta segunda-feira (30) do Diário Oficial da União.

O ano terá 10 feriados nacionais, sendo que 6 vão cair em dias úteis. O primeiro feriadão é o da Páscoa, que começa em 18 de abril, uma sexta-feira. O Dia de Tiradentes cai na segunda-feira seguinte, dia 21 de abril, podendo proporcionar ao trabalhador quatro dias de folga seguidos.

O Carnaval deste ano cai nos dias 3 e 4 de março e a Quarta-Feira de Cinzas, no dia 5, mas são considerados ponto facultativo, ou seja, as empresas podem escolher se liberam ou não seus funcionários.

Outros três feriadões caem em quintas-feiras, podendo ser emendados com a sexta e o fim de semana, a depender da decisão de cada empresa.

Apesar disso, quatro feriados caem no fim de semana: Independência (domingo), Dia das Crianças (domingo), Finados (domingo) e Proclamação da República (sábado).

Além dos feriados nacionais, é válido destacar que cada estado possui as próprias datas comemorativas, com oportunidades adicionais para períodos maiores de descanso à população.

Confira a lista completa:

1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal (feriado nacional)

3 e 4 de março (segunda e terça-feira): Carnaval (ponto facultativo)

5 de março: Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)

18 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo (feriado nacional)

21 de abril (segunda-feira): Tiradentes (feriado nacional)

1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho (feriado nacional)

19 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)

20 de junho (sexta-feira) (ponto facultativo)

7 de setembro (domingo): Independência do Brasil (feriado nacional)

12 de outubro (domingo): Dia das Crianças (feriado nacional)

28 de outubro (terça-feira): Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo), a ser comemorado dia 27;

2 de novembro (domingo): Finados (feriado nacional)

15 de novembro (sábado): Proclamação da República (feriado nacional)

20 de novembro (quinta-feira): Consciência Negra (feriado nacional)

24 de dezembro (quarta-feira): Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13 horas);

25 de dezembro (quinta-feira): Natal (feriado nacional)

31 de dezembro (quarta-feira): Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13 horas).

Trabalho no feriado

Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o trabalho realizado em feriados nacionais deve ser remunerado com adicional de 100%, ou seja, o dobro do valor da hora normal. O advogado Michel Cury, diretor-executivo da Rocket Lawyer Latam, afirma que, se o colaborador trabalhar além de sua jornada habitual durante um feriado, as horas extras devem ser pagas com o adicional de 50%, conhecido como tempo e meio.

“A transparência na comunicação com os colaboradores sobre a forma de cálculo e os direitos envolvidos é indispensável para manter um bom ambiente de trabalho, o que favorece o crescimento sustentável da empresa”, afirma.