João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 26.69 nublado Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 30.07 algumas nuvens São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 31.84 céu limpo Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Governo do Piauí aprova programa de CNH social que oferece gratuidade para alunos da rede pública
12 de maio de 2025 / 09:16
Foto: Divulgação

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei nº 8.674, que institui o Programa CNH Social, destinado a fornecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A, que permite a condução de motocicletas, gratuitamente a estudantes do ensino médio da rede pública e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2025, a iniciativa beneficiará 10 mil alunos.

A nova legislação prevê que todos os custos relacionados à obtenção da CNH, incluindo exames de aptidão física, mental e psicológica, cursos teórico-técnicos, práticas de direção, além das provas teóricas e práticas, serão integralmente custeados pelo Governo do Piauí.

Para se inscrever no programa, os estudantes deverão atender a critérios que serão definidos em edital pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em colaboração com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Também será necessário cumprir as exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além de comprovar residência em municípios piauienses que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito.

Aulas Teóricas e Práticas

Um total de 86 escolas em 14 municípios do Piauí oferecerá aulas teóricas por meio do Canal Educação, enquanto o Detran ficará responsável pela formação prática dos novos condutores. As aulas estão programadas para começar em junho, logo após a divulgação dos editais.

Além das 10 mil CNHs, o Governo do Estado planeja distribuir 10 mil capacetes gratuitamente em 2025, com a meta de atingir um total de 60 mil carteiras até 2030.