
Três municípios do Piauí tiveram seus limites territoriais alterados após uma recente revisão na circunscrição territorial. A decisão, que foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na última terça-feira (18), afeta Santo Antônio dos Milagres, Arraial e Isaías Coelho. Na semana anterior, outras dez cidades também passaram por modificações em sua divisão político-administrativa, resultando em alterações nos mapas da região.
As mudanças nos limites foram realizadas com base em estudos conduzidos pela Diretoria do Serviço Geográfico do Exército Brasileiro (DSG) e pela Comissão de Estudos Territoriais (Cete) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Os projetos de lei que propuseram essas revisões foram de autoria do deputado estadual Hélio Isaías (PT), que obteve aprovação na Alepi e a sanção do governador Rafael Fonteles (RT).
Entendendo a circunscrição territorial
O que é circunscrição territorial? Trata-se da divisão oficial de um território para fins administrativos ou legais, definindo a área de atuação de uma autoridade, órgão ou serviço.
O deputado Hélio Isaías esclareceu que a revisão dos limites não visa diminuir as áreas dos municípios, mas sim atualizar a demarcação cartográfica, utilizando técnicas modernas de GPS. Ele ressaltou que as limitações tecnológicas do passado não refletiram adequadamente a demarcação territorial, e que as novas regras de cartografia, desenvolvidas nas últimas décadas, são essenciais para corrigir distorções e superar entraves político-administrativos.
Confira a lista dos municípios que passaram por revisão territorial:
- Arraial
- Capitão de Campos
- Isaías Coelho
- Lagoa do Piauí
- Monsenhor Gil
- Morro do Chapéu do Piauí
- Paquetá
- Prata do Piauí
- Santa Cruz do Piauí
- Santo Antônio dos Milagres
- São José do Divino
- São Luís do Piauí
- Wall Ferraz