João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Governo do RN convoca mais de 1.600 professores aprovados em concurso público
9 de janeiro de 2026 / 09:49
Foto: Divulgação

O governo do Rio Grande do Norte anunciou a convocação de 1.607 professores e especialistas em Educação aprovados no concurso público de 2025 para reforçar a rede estadual de ensino. A nomeação foi divulgada por meio de uma edição extra do Diário Oficial do Estado na noite de quinta-feira, dia 8. Inicialmente, o concurso previa 598 vagas para cargos de professor e especialista distribuídas entre as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs), porém o número de convocados foi ampliado, incluindo candidatos do cadastro de reserva.

A publicação divulgada pelo governo detalha a lista de exames e documentos que os profissionais devem apresentar, dentro do prazo de 30 dias. A secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, destacou que essa convocação representa a retomada da política de contratação de servidores efetivos após quase dez anos sem a realização de concursos. Ela ainda ressaltou que as nomeações não acarretam aumento nas despesas do Estado, porque se tratam de substituições de profissionais temporários.

A secretária afirmou que a recomposição do quadro efetivo pretende criar condições para a expansão das matrículas, especialmente na Educação em Tempo Integral, que será ampliada novamente em 2026. A inclusão desses novos profissionais no início do ano letivo é vista como uma ação estratégica para garantir a continuidade pedagógica nas escolas, contribuindo para o fortalecimento do ensino e aprendizagem.

Além disso, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer justificou que a reposição dos profissionais da Educação está amparada pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite a contratação nas áreas essenciais, mesmo quando os estados ultrapassam o limite de gastos com pessoal. O financiamento das contratações será custeado com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Essa medida demonstra o compromisso do governo do RN em fortalecer o quadro de professores para melhor atender a população nas escolas estaduais.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.