João Pessoa 27.13 céu limpo Recife 28.02 algumas nuvens Natal 28.12 algumas nuvens Maceió 25.69 céu limpo Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 28.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 nublado Teresina 23.84 chuva leve Aracaju 27.97 céu limpo
Governo e Iguá assinam contrato para prestação dos serviços públicos de água e esgoto em Sergipe
19 de dezembro de 2024 / 08:33
Foto: César de Oliveira/ ASN

Mais um momento histórico para Sergipe aconteceu nesta quarta-feira, 18. O Governo do Estado, por intermédio do governador Fábio Mitidieri, assinou com a Iguá Saneamento o contrato da prestação regionalizada dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe. A cerimônia no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, celebrou mais uma etapa do processo até o início da operação do sistema por 35 anos, contados da sanção do Termo de Transferência.

Foi realizada a assinatura do contrato entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e a Iguá, com anuência da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese). Em até sete dias úteis, deve ser instituído um Comitê de Transição, facilitando a interlocução entre as equipes do Poder Concedente, Iguá, Agrese, Deso e Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs), durante 180 dias.

O governador ressaltou a inovação que Sergipe traz na concessão e reforçou que o primeiro momento será de adaptação da Iguá. “A concessão é um ato de coragem da gestão. Toda a rede atendida pela Deso consta no contrato, e é obrigação da empresa. Hoje temos um sistema deficitário, e outros estados estão seguindo este passo. Nada vai acontecer de dia para noite, elas precisam de um tempo para que a empresa possa se estabilizar, e os investimentos se concretizem em obras materializadas em água na torneira e saneamento para as pessoas. Agora Sergipe entra de vez no século XXI”, afirmou Fábio.

Além disso, Fábio Mitidieri revelou que, antes mesmo da assinatura do contrato, a Iguá já assumiu quatro obras da Deso para acelerar o processo. “Nós temos um cronograma, e sei que já veremos melhorias gradativas. A Iguá traz investimento, conhecimento e tecnologia. Agora em janeiro, a concessionária assume quatro obras da Deso, em Moita Bonita, Poço Redondo, Porto da Folha e Riachão do Dantas. É um momento histórico e único”.